Dicas para não se tornar obsoleto ou ultrapassado

Não importa a profissão, em um mundo cada dia mais conectado, nenhuma carreira está a salvo se quem a desempenha não se mantiver atualizado. Muitas pessoas sequer sabem por onde começar, e acabam se inscrevendo em qualquer MBA no desespero em mostrar ao mercado que está buscando novos conhecimentos. Não nos leve a mal: MBAs são ótimos! Mas temos dicas de outras formas, complementares ou não, de você ficar por dentro das mudanças e tendências de seu mercado, seja ele qual for.

  1. Cursos

    Fora o MBA, existem centenas, se não milhares, de cursos que você pode fazer para aprender coisas novas. Especialmente se sua área for de apoio ou ao menos não tão técnica, você encontra cursos presenciais e à distância em poucos cliques e mediante baixo investimento. Universidades são bons lugares para começar a procurar, mas não menospreze o potencial de cursos dados por organizações for-profit ou uma plataforma de videoaulas, como Hotmart ou Udacity. Endeavor e Sebrae possuem alguns muito completos sobre áreas de vendas, marketing, atendimento e finanças, voltados a empreendedores, enquanto que CodeAcademy e ThreeHouse ensinam programação, todos com pelo menos uma versão inicial gratuita.

  2. Materiais

    Outra ideia fácil e acessível é você colocar uma meta de materiais didáticos para explorar. E-books sobre os mais diversos assuntos viraram moda na internet, e em troca de fazer parte do mailing dos produtores, você poderá obter diversos deles gratuitamente. O melhor é que eles são rápidos em seguir tendências, pois o tempo de confecção e publicação é baixo, então você pode ter certeza de estar tão atualizado quanto possível ao acompanhá-los! Outra alternativa é ler artigos dos mais variados autores, no Linkedin, no NaPrática, RockContent, Resultados Digitais, e qualquer outra plataforma com a qual se identifique.

  3. Eventos

    Se tem uma coisa da qual você pode ter certeza, é que existe algum grande evento para a sua área acontecendo todos os anos no Brasil. Às vezes, mais de um. Ir a estes eventos pode tomar horas comerciais, mas será bem-visto na sua empresa o fato de você estar conectado com o ecossistema de sua profissão e tentando adquirir mais conhecimentos para aplicar no dia-a-dia do trabalho. Em geral, são eventos do tipo congresso, onde você tem uma série de palestras para assistir e momentos de networking para trocar experiências e dicas com pessoas como você. Intensivão de atualização!

  4. Startups

    Por fim, mas não menos importante, se conectar com startups é uma ótima forma de conhecer as tecnologias emergentes e saber, antes dos demais, as soluções que existem no mercado para desafios que sua empresa está enfrentando, ou mesmo concorrentes em potencial. Estar afrente na busca por esse relacionamento te classifica como um profissional de ponta, atualizado e necessário. Você pode fazer isso, por exemplo, baixando o aplicativo do 100 Open Startups (disponível para IOS, Android e Web), onde preencherá um perfil contando seus temas de interesse e passará a receber todos os dias sugestões de startups que têm match com os seus interesses! Por que não tenta agora? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *