3 em 1: Quais são as principais vantagens da inovação aberta comparada com a inovação restrita aos muros das companhias?

Uma pergunta sobre open innovation para três personalidades do cenário brasileiro de inovação.

De acordo com a sua experiência, quais são as principais vantagens da inovação aberta comparada com a inovação restrita aos muros das companhias?

Luis Cassinelli
Diretor de Inovação e Tecnologia

Braskem

“Por muitos anos, tivemos restrições de levar os nossos projetos para desenvolvimento externo pela preocupação com o sigilo das informações. Esta preocupação não tem fundamento quando se aprende a gerenciar os recursos externos, usando bons contratos, adotando regras claras de propriedade intelectual e mantendo o time motivado no seu projeto. Os parceiros passam a não dar importância ao sigilo quando as suas expectativas de prazo e retorno do esforço não são atendidas.

A mudança de postura dentro da Braskem agregou mais competências, agora incorporadas especificamente em cada projeto, permitindo a utilização de linhas de fomento à pesquisa, reduzindo riscos e não tirando o foco nem os recursos do desenvolvimento incremental das plataformas industriais existentes.

A relação mais próxima com os geradores de tecnologia de ponta criou uma rede de informação, chamada na Braskem de Radar Tecnológico, que antecipa a visualização de oportunidades e ameaças”.

Luciana Hashiba
Gerente de Parcerias e Inovação Tecnológica
Natura

“A inovação em sistema aberto permite a captura de novas oportunidades em todas as suas fases de desenvolvimento, por não se restringir apenas ao ambiente interno da empresa, expandindo a competência competitiva da empresa aos seus parceiros. Vale ressaltar que para que este sistema aberto de inovação seja viável, é condição essencial ter uma área de P&D forte e capacitada a identificar e avaliar estas oportunidades”.

Rafael Ley
Diretor Executivo
Allagi

“Na verdade, a inovação aberta não se opõe à inovação fechada, mas a complementa. Mesmo em um modelo aberto, um processo de inovação prevê que existam os caminhos internos dentro da empresa para o desenvolvimento de tecnologias e produtos. A inovação aberta provê outras opções nas fontes da inovação e nos caminhos para o mercado, aumentando as opções da empresa e melhorando a eficiência do processo de inovação”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *