Conferência Anpei de Inovação Tecnológica

“Cooperação para a Inovação Sustentável” foi o tema da X Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, que aconteceu nesta semana em Curitiba (PR).

Fizeram parte do evento palestras, debates e apresentação de 55 casos de sucesso de empresas inovadoras. Nas exposições de casos, empresas como Braskem, Natura, Fosfertil e Oi explicitaram como estão utilizando a inovação aberta.

Além disso, o evento contou com a palestra magna do professor Stuart Hart, presidente e fundador do Centro das Empresas Globais Sustentáveis da S.C. Johnson (Universidade de Cornell) e referência mundial no efeito das estratégias empresariais sobre o meio ambiente e a pobreza. O professor abordou a idéia de Green Leap: como conjugar ações voltadas à utilização de energias limpas com a evolução da chamada “base da pirâmide” (as pessoas com as menores rendas do planeta), promovendo a melhoria de vida desse grupo demográfico através de oportunidades sustentáveis.

A sessão solene de abertura, no dia 26, contou com representantes de diversas agências de fomento à inovação, da Confederação Nacional da Indústria e do governo do Paraná. O discurso de todos eles ressaltou a importância da inovação e o fato de que as políticas se voltarão cada vez mais para estimular a inovação.

No dia 28, um dos destaques foi o debate sobre a proposta da Anpei para a IV Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, do qual participaram lideranças como Carlos Henrique de Brito Cruz e Carlos Pacheco, seguido de uma dinâmica junto ao público para colher contribuições à proposta por meio de um site e de um canal no Twitter, entre outros meios.

A conferência foi organizada pela Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras), com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por meio de seu Centro de Inovação, Educação, Tecnologia e Empreendedorismo do Paraná (Cietep).

Site da conferência: http://www.anpei.org.br/xconferencia/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *