3 em 1: A sua empresa possui atividades ligadas à promoção do empreendedorismo?

 Luciana Hashiba
Gerente de Gestão & Redes de Inovação
Natura

“Sim, acreditamos e incentivamos o empreendedorismo de diversas maneiras. A própria venda direta é um exemplo. Especificamente em inovação, desde 2001 utilizamos uma estratégia de inovação aberta que baseia o desenvolvimento de novos produtos, tecnologias, processos e ferramentas em parceria com centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Exemplo tangível é o Natura Campus, projeto que estrutura a colaboração sistemática entre a Natura e a comunidade científica. Desde 2006, a Natura colaborou com 18 instituições parceiras atingindo a marca de 32 projetos concluídos e sete em andamento voltados à pesquisa científica básica ou tecnológica. Também incentivamos o empreendedorismo social junto a nossas consultoras com os programas “Crer para Ver” e “Acolher”. Outra área em que estimulamos o empreendedorismo de nossos stakeholders é no trabalho com as comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade. Nosso objetivo é ser um vetor na criação de negócios sustentáveis a partir do empreendedorismo com foco na sociobiodiversidade e na valorização do conhecimento tradicional e cultura das regiões em que atuamos”.

 Daniela Grelin
Gerente de Comunicação
Dow Brasil

“Além do fomento à inovação interna, a Dow também apoia iniciativas externas, trabalhando em parceria com universidades. A título de exemplo, a Dow realizou com a Universidade de São Paulo nos dois últimos anos o desafio Dow-USP de Inovação em Sustentabilidade, que premiou seis trabalhos de pós-graduação com  prêmios de R$ 18 mil para que os pesquisadores pudessem desenvolver seus projetos e assim colaborar com novas soluções para desafios da humanidade como energia, alimentação, infraestrutura e bens de consumo. O objetivo é que esses trabalhos científicos se transformem em produtos/aplicações presentes no dia a dia das pessoas. Outra forma de incentivar o empreendedorismo é por meio de projetos sociais inovadores. Na Vila de Matarandiba, no município de Vera Cruz, acontece o projeto Ecosmar – Economia Sustentável e Solidária em Matarandiba –, que estimula a geração de renda e trabalho por meio da criação de empreendimentos locais.  A proposta da iniciativa é capacitar famílias carentes e promover o empreendedorismo para impactar positivamente a economia local”.

 Ayrton Aguiar 
Vice-presidente de Fusões e Aquisições
Grupo Buscapé

“O Buscapé possui diversas iniciativas ligadas ao empreendedorismo como “Sua Ideia Vale 1 Milhão” e o “Café da Manhã com Empreendedores”. Nosso objetivo é fomentar o empreendedorismo de startups de base tecnológica voltadas para internet e e-commerce. No caso do “Sua Ideia Vale 1 Milhão”, trata-se de um concurso aberto nacionalmente para quaisquer empreendedores. Já no caso do “Café da Manhã com Empreendedores”, convidamos mensalmente parceiros, desenvolvedores e novos empreendedores da região de São Paulo com o objetivo de aproximar esses profissionais da empresa, além de estreitar relacionamentos. O objetivo é ouvi-los e entender de que forma o Grupo Buscapé pode apoiá-los”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *