3 em 1: Quais as principais práticas de gestão da inovação aberta na sua empresa?

 Maria Paula Oliveira
Gerente de Inovação Corporativa
Serasa Experian

“A inovação aberta, sem dúvidas, faz parte da estratégia de sistematizar e ampliar a competência em inovação da Serasa Experian. Atualmente, temos três principais práticas nesse sentido: colaboração com universidades, através de um programa de patrocínio a pesquisas aplicadas de mestrado e doutorado com foco nos conhecimentos críticos para inovação mapeados na companhia; colaboração com fornecedores especializados, construindo parcerias, principalmente na área de TI; e custumer experience, ou seja, uma visita periódica aos clientes para entender profundamente suas experiências de uso dos produtos e serviços da Serasa Experian”.

 Ricardo Kahn 
Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Inovação
Goodyear América Latina

“A Goodyear é reconhecida como líder de inovação em pneus através da atuação de seus centros técnicos nos Estados Unidos e Luxemburgo. Nesses centros, estabelecemos parcerias com universidades e entidades terceiras para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento. No Brasil, contamos com parceiros externos para garantir foco e agilidade no desenvolvimento de soluções de serviços, software e eletrônica embarcada. Um exemplo de solução desenvolvida no Brasil através desse tipo de arranjo foi o projeto TireIQ, que resultou na primeira iniciativa no mundo que associou uma “etiqueta inteligente” RFID a pneus comerciais, para sua identificação no controle de ativos e performance nos frotistas”.

 Ângela Sakaya
Especialista em Inovação
Marisol

“Dentre as práticas de gestão da inovação aberta, atualmente fazemos uso do desenvolvimento em parceria com fornecedores e reuniões com um pequeno grupo de clientes para avaliação comercial dos nossos produtos antes do lançamento. Além disso, realizamos campanhas internas de geração de ideias em que todos os colaboradores podem contribuir. Agora, uma nova iniciativa está sendo executada em modelo piloto. O Desafio Criativo Lilica Ripilica vai buscar inspiração de especialistas em desenhos na comunidade externa através de um concurso de design”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *