Casas de plástico: Impacto Protensão inova na construção civil

Empresa se destaca pelo desenvolvimento de técnicas de construção mais baratas e ambientalmente corretas

Com a missão de dinamizar o desenvolvimento da construção civil, identificando soluções tecnológicas economicamente viáveis, a Impacto Protensão vem chamando a atenção no Brasil. Empresa de Fortaleza com filiais também em outros estados, a Impacto desenvolve inovações a ritmo acelerado em materiais e técnicas para construção.

Se alguns anos atrás alguém dissesse que seria possível substituir concreto por plástico, receberia pouco crédito. Porém, a empresa realizou diversas pesquisas e atualmente pode criar pavimentos inteiros a partir de técnicas que visam a diminuir o uso do concreto. Hoje em dia, troca também o compensado de madeira do pavimento por material reciclado e está criando casas totalmente estruturadas em plástico para um hotel de luxo. “Não tem alicerce, não tem fundação, o que tem é plástico; as paredes são de plástico”, garante o fundador da empresa, Joaquim Caracas. A empresa possui mais de mil unidades de plástico.

Caracas explica que o objetivo dessas iniciativas é reduzir o concreto nas construções e dar preferência a materiais reciclados mantendo a qualidade. Para chegar a essas soluções, ele cria, testa e desenvolve suas ideias, que não são poucas. A partir do aprimoramento de uma das técnicas, conseguiu reduzir em 23% o uso do concreto e 17% o aço. Além de ser sustentável, a solução significa economia.

Como toda novidade, essas técnicas poderiam causar estranheza no mercado. Mas ele não se detém por esse risco. Age para criar esse espaço, garantindo a precisão das novidades: “eu sou focado e formado em Engenharia; o bom da Engenharia é que dois mais dois são quatro”. Nos últimos sete anos, a empresa cresce a um ritmo acelerado, de 45% ao ano.

E como transformar uma rica fonte de inovação – que é o tino de Caracas para essas pesquisas – em fonte para sua multiplicação na empresa? O empresário explica que há um grupo de trabalho dedicado à inovação e, como metodologia e aprimoramento dos processos, tem gerado resultados importantes. A empresas realizou 17 pedidos de patente, sendo que, dessas, três já foram aprovadas.

Por iniciativas assim, a Impacto já recebeu nove prêmios, sendo um deles o prêmio FINEP de Inovação Tecnológica. No ano passado, Caracas recebeu o prêmio Gestor Inovador do Nordeste – Média Empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *