Arenas de Inovação Aberta

Para que a cooperação que a inovação aberta pressupõe funcione, é preciso haver alinhamento de agendas e objetivos entre os atores envolvidos. Depois de entendida a existência de desafios comuns, organizações diferentes podem sentar-se sob o mesmo norte e descobrir possibilidades de atuação em conjunto.

Esse entendimento irá gerar a criação de arenas de inovação aberta durante o OIS 2012. Empresas e organizações com desafios previamente identificados terão no evento um espaço dedicado à realização de ações de inovação aberta. Ao mesmo tempo, os debates realizados no âmbito do OIS sobre os desafios maiores do Brasil contribuirão para enriquecer o entendimento de cada arena e aprofundar as discussões geradas a partir daí.

O diretor executivo do Centro de Open Innovation, Bruno Rondani, explica que as arenas são um espaço para a prática da inovação aberta durante o evento. “Nós já fazemos parte do calendário de eventos de inovação no Brasil e, agora, a ideia é que façamos também parte da agenda dos programas de inovação das empresas, governos, e nas universidades de países parceiros. Oferecemos o ambiente criado pelo OIS para que os parceiros encontrem solo fértil para a realização de etapas de seus processos”.

Com público qualificado que já superou 1200 pessoas majoritariamente formado por executivos de empresas, as arenas são também espaços em que o aprendizado sobre inovação aberta pode ser aprofundado de diversas formas. A estratégia é interessante porque ajuda a manter na rede profissionais com perfis diferentes e níveis de maturidade variados em relação ao tema, como afirma o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento para a América Latina da Johnson e Johnson, Borys Mogilevych. “O desafio do OIS atualmente é continuar agregando valor para quem já está inserido no universo da inovação aberta ao mesmo tempo em que se mantém ativo na atração de um público novo para mostrar os benefícios da abordagem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *