Criação de redes globais para cooperação entra em foco

Reunir países parceiros para a construção de uma agenda Brasil em torno do tema: Global Open Innovation Networks. É esse um dos cinco objetivos centrais da quinta edição do Open Innovation Seminar que será realizada neste ano. O evento traz em 2012 a preocupação de buscar nas parcerias internacionais o desenvolvimento brasileiro. Em um mundo fortemente interconectado e em transformação, essa opção se mostra cada vez mais lógica.

O diretor executivo do Centro de Open Innovation – Brasil, Bruno Rondani, explica que essa abordagem tem uma visão estratégica sobre os rumos do país em áreas como economia, avanços científicos e capacidade de inovação. “O OIS se consolidou como principal encontro entre os praticantes da inovação aberta. O que se propõem agora é fazer desses eventos estruturas para ajudar na construção de redes de colaboração em open innovation nas quais o Brasil possa ser protagonista”, afirma. “Em um mundo em que cooperação é tão decisiva quanto competição, torna-se essencial que empresas, governos e universidades abram seus processos para colaborarem uns com os outros para construir redes”.

Tal definição tem impacto sobre a programação e formato. O OIS trouxe palestrantes internacionais em todas as suas edições. Desta vez, o objetivo é também ajudar os convidados internacionais a identificarem a definirem uma agenda de seus países para com o Brasil por meio da inovação aberta.

Para isso, o OIS continua integrando as diversas esferas ligadas à inovação. Segundo o superintendente de inovação tecnológica da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, José Luciano de Assis Pereira, os governos têm papel relevante na agenda de inovação. “O Governo de Minas reconhece a importância de investimentos para a atração de centros de P&D e o desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos. Essas ações são fundamentais para ampliar os processos de inovação e estimular o crescimento econômico com base na ciência e tecnologia”, afirma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *