Desafio do Brasil é vender sua imagem no exterior

 P&D de multinacionais no Brasil: aprendizagem, desafios e oportunidades

“Quem enfrentou dificuldades para vender para a matriz a ideia de instalar um centro de P&D no Brasil?”. Essa pergunta foi feita pelo coordenador do Núcleo Bradesco de Inovação da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, durante a Arena Centros de P&D de Multinacionais no Brasil e recebeu resposta afirmativa de praticamente todos os representantes das empresas presentes na reunião. A sensação de gestores de empresas como IBM, Ericsson e Dow de que ainda é difícil convencer sobre as vantagens do país no que se refere à competitividade para P&D confirma um levantamento realizado recentemente pela Fundação Dom Cabral.

Segundo o estudo, já há pelo menos 80 multinacionais com centros de P&D instalados no Brasil, mas o país ainda é muito marcado pelo chamado “custo Brasil”, pela lentidão na proteção de patentes e pela complexidade do ambiente regulatório e das diretrizes governamentais. Além disso, há um déficit em relação à disponibilidade de cientistas e engenheiros. O desafio dos gestores brasileiros é mostrar que, apesar de tudo isso, é possível explorar áreas em que o Brasil se destaca e utilizá-las para diferenciar a empresa no cenário internacional.

Um levantamento do Banco Central mostra que os investimentos estrangeiros no Brasil cresceram de 20 bilhões de dólares em 2001 para 60 bilhões de dólares em 2011. Porém, “o trabalho de atração de investimentos em P&D é muito diferente da atração comum de investimentos no país. O que atrai esses centros é a combinação de um mercado preparado, incentivos públicos e recursos humanos qualificados. Por isso, o governo está trabalhando de forma específica para informar as empresas sobre as vantagens brasileiras e criar acordos favoráveis”, ressalta o diretor de Departamento de Fomento à Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *