INOVAPUCRS: como funciona o sistema de inovação da PUCRS

A constituição da Rede INOVAPUCRS, o sistema de inovação da PUCRS, foi nossa melhor iniciativa em Inovação. Muito mais que um Parque, construímos um sistema de agentes que dão conta de explorar, de forma positiva, a Triple Helix (universidade, indústria e governo).

A Rede de Inovação e Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (INOVAPUCRS) congrega o conjunto de atores, ações e mecanismos para fomento do processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.

Para tanto, procura articular todos os envolvidos na tríade ensino, pesquisa e extensão. O foco da atuação da Universidade,via INOVAPUCRS, é a promoção de esforços multidisciplinares na busca de soluções para as demandas da sociedade em termos de desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural.

Dessa forma, a relação entre Universidade e Sociedade ocorre de duas maneiras: identificando demandas na sociedade que deem origem ao desenvolvimento de pesquisas; e aplicando o conhecimento disponível na Universidade, gerado pela pesquisa, na solução de problemas existentes.

A INOVAPUCRS promove a interação e o relacionamento entre atores do Núcleo Acadêmico e Unidades Periféricas da Universidade. As Unidades Periféricas são mecanismos institucionais voltados à interação com a sociedade, mais especificamente, com empresas e diferentes setores de governo.

O Núcleo Acadêmico é composto pelas Unidades Acadêmicas, Institutos de Pesquisa e a área de pesquisa do Museu de Ciências e Tecnologia (MCT), nos quais são desenvolvidas as pesquisas científicas e tecnológicas. Os resultados dessas pesquisas podem apresentar potencial de transferência para a sociedade e para a própria Universidade.

Atribuímos o sucesso desta iniciativa ao trabalho em equipe e a uma liderança firme. A falta de fôlego para abraçar todos os projetos que as iniciativas de sucesso trouxeram constitui um de nossos desafios para etapas vindouras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *