Minas Gerais no Ranking 100 Open Startups 2018

Minhas Gerais se adiantou na corrida pela inovação no país e é hoje uma das grandes provedoras de startups no cenário nacional. Inspirados pelo ecossistema israelense, pelo menos três cidades mineiras possuem importantes agentes de fomento de empreendedorismo, como aceleradoras, incubadoras e hubs.

Este cenário se reflete na publicação do Ranking 100 Open Startups 2018, no qual, das 179 startups premiadas entre as diversas categorias, 30 estão sediadas em Minas Gerais. 2 delas, por sinal, entre as TOP10.

É compreensível a lógica por detrás deste resultado. Todas as startups ranqueadas de Minas já receberam investimento externo, em especial de investidores-anjo (20%) e aceleradoras (18%). Como reflexo, todas também têm CNPJ ativo e 97% declararam ter dedicação exclusiva de seus fundadores.

Com métricas tão expressivas, é natural assumir que estas startups já deixaram sua fase mais embrionária. De fato, 87% delas já possui faturamento e 77% têm clientes pagantes ou está no mercado. Além disso, 70% delas fora fundadas há pelo menos 3 anos.

A concentração na capital era esperada. São quase 87% das startups sediadas em Belo Horizonte, que vem seguida de Uberlândia (3,3%) e Uberaba (3,3%).

Nem por isso estas startups estão doando suas fortunas para ONGs. 63% declararam ter times de até 10 pessoas, revelando sua estrutura enxuta, pronta para crescer, além de 83% continuar em busca de investimento na ordem de mais de U$100 milhões.

A construção desse cenário se deve, em especial, aos parceiros locais que se provaram grandes agentes de transformação. Entre eles, estão FiemgLab, Simi, Seed, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o Minas Digital, a Fapemig, a UniAlgar e a FINIT.

Conheça as TOP5 startups de Minas Gerais:

#3 – Opinion Box
A Opinion Box tem as soluções de pesquisa de mercado online mais completas do país.

#10 – Pris Software
A Pris Software encontra problemas gerenciais sem solução e cria SaaS para resolvê-los.

#11 – Kornerz
A Kornerz usa Inteligência artificial em campanhas de influenciadores digitais.

#16 – Aqua Multitoque
A Aqua Mutitoque faz catálogos e aplicações interativas para apresentar seus produtos em qualquer lugar, online e offline.

#17 – FORSEE
A FORSEE aumenta o Ebitda em 30%, produtividade em 30%, com -30% de estoques em apenas 3 meses usando Indústria 4.0 prática, fácil e acessível.

Você pode saber mais sobre as startups de Minas Gerais e solicitar seu match em https://openstartups.net/ranking

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *