Case: Open Innovation para mentoria de alto impacto

Veja como a mentoria de alto impacto foi implementada pela startup Top2You na mineradora Vale, que tinha como desafio dobrar o número de mulheres em posição de liderança.

A Top2You, startup fundada em 2017, no Rio de Janeiro, inovou ao criar uma plataforma de mentoria de alto impacto. A solução da startup tem como foco o mercado B2B – business to business – permitindo que corporações forneçam mentoria especializada para as suas equipes. 

Com centenas de mentores, que vão desde CEOs de multinacionais, neurocientistas, campeões olímpicos, autores de livros best-seller, entre outros profissionais renomados de diversas áreas do conhecimento, a Top2You virou referência em conectar mentores inspiradores a profissionais que querem acelerar seu desenvolvimento profissional. 

Em 2022, mais da metade das mentorias realizadas pela Top2You foram conduzidas por mulheres, destacando a importância de se ter uma abordagem mais inclusiva e representativa na busca por desenvolvimento profissional.

Case Top2You e Vale: Open Innovation para mentoria de alto impacto

A Vale tem investido na agenda ESG de diversas formas, e a diversidade é uma delas. A gigante de minério de ferro e níquel afirma que reconhece a importância da presença feminina na construção de um futuro mais igualitário e sustentável. 

Porém, no setor, historicamente, os homens sempre foram a grande maioria da força de trabalho. Na Vale, as mulheres correspondiam a apenas 13% do total de colaboradores, há dois anos. Com esse desafio, a mineradora assumiu o compromisso de dobrar, até 2030, o número de mulheres na empresa, inclusive em posições de liderança. 

A conexão entre a Top2You e a Vale surgiu em 2017, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de mulheres em posições de liderança e os sucessores, a partir do acesso a mentores e mentoras de alto impacto. 

Apenas em 2022, a Top2You foi responsável por realizar 1.600 sessões de mentorias com mais de 380 mulheres identificadas como talentos pela mineradora. Os resultados foram tão expressivos que a Vale antecipou o seu compromisso de dobrar a presença feminina para 2025. 

Entre as mentoras da Top2You, tivemos a presença de Lara Bezerra, que já foi CEO da Bayer e Roche, Elisangela Almeida, CFO com experiência internacional e esportista que subiu o Kilimanjaro, Kahena Kunze, atleta disciplinada e resiliente e Bicampeã Olímpica e Mundial de Iatismo, Daniela Mignani, C-Level da GNT (Globo) e membro do Comitê da ONU Mulheres, e Agatha Arêas, C-Level do Rock in Rio, expert em Marketing & Learning.

Em novembro de 2021, a participação feminina na Vale já havia avançado para aproximadamente 19%. São cerca de 4.500 mulheres a mais na empresa, com 80% de crescimento feminino nas posições de cargo de liderança sênior. 

Celane Nery, uma das profissionais beneficiadas pelo programa de mentoria de alto impacto da Top2You com a Vale, compartilhou seu depoimento sobre a experiência vivenciada. Em suas palavras, o programa de conversas inspiradoras para a liderança feminina é um dos programas mais interessantes que vivenciou dentro da empresa. Não se tratando apenas de um programa de desenvolvimento, mas também uma demonstração de valorização das profissionais.

Com o sucesso da solução, a Top2You continuará atuando em conjunto com a Vale nos próximos anos, para o desenvolvimento de planos estratégicos. Além da Vale, a startup carioca tem no seu portfólio cases com outras dezenas de grandes empresas, como TIM, Dasa e Alpargatas, todos voltados para a mentoria de alto impacto. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Para Simone Madrid, idealizadora e Cofundadora da Top2You, e Thiago Correia, CEO e Cofundador da startup, a colaboração entre startups e corporações é uma forma mais eficiente para gerar resultados para ambos os lados, uma vez que o movimento de open innovation estimula o desenvolvimento de ambas as partes, de forma que tanto a startup quanto a corporação possam aprender e gerar resultados positivos em conjunto. 

Além disso, a característica de agilidade que as startups possuem permite que soluções sejam criadas, testadas e implementadas com menos recursos, mais qualidade e mais eficiência. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Top2You foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria EdTech – Educação Corporativa. Segundo Thiago, estar no Ranking é uma chancela super importante, que facilita a conexão com players e parceiros de grandes organizações que estão em busca de soluções inovadoras de alto impacto e validadas pelo mercado. 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Top2You? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Top2You!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *