Tudo sobre: Turismo e Eventos
No último ano, o 100 Open Startups identificou um crescimento bastante expressivo de soluções no segmento de Turismo e Eventos. São 240 startups cadastradas hoje na plataforma de 12 países, quase três vezes o número de abril de 2017.
Esse movimento segue a tendência de mercado, já que o Ministério do Turismo registrou aumento de 4,3% no faturamento médio do setor no último trimestre do ano passado e mais 7,1% de aumento no primeiro trimestre de 2018.
Entre as oportunidades apontadas por 27 grandes empresas para atuação de startups, temos:
- Desenvolvimento de soluções voltadas para a responsabilidade social e sustentabilidade (ex: tecnologias de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais);
- Gerenciamento de fluxo seguro e rápido de passageiros em estações, aeroportos ou portos;
- Economia compartilhada: redução de custos de viagem e hospedagem por meio de soluções de internet e TI aplicada as redes sociais;
- Desenvolvimento de soluções para cooperação, alianças e/ou redes em diversas áreas, como tecnologia, marketing, distribuição e compartilhamento de recursos.
- Soluções para fomento do turismo alternativo;
- Soluções em hospedagem (ex: locação de imóveis, quartos e apartamentos);
- Soluções para megaeventos;
- Promoção e alternativa de produtos turísticos capazes de atrair demanda para preencher estruturas fomentadas por recursos públicos e privados, especialmente pelo impulso da realização de megaeventos (ex: como melhor aproveitar os estádios construídos após a Copa ou Olimpíadas?)
- Soluções/parcerias que melhorem a experiência e entretenimento do viajante/família.
Dentre as startups elencadas no Ranking 100 Open Startups 2017, Evnts e Menu for You são dois ótimos exemplos da relevância do setor. Juntas, elas somam mais de 20 matchs institucionais com grandes empresas.
E você, tem uma startup que resolve problemas do mercado de turismo e/ou eventos? Inscreva sua solução no 100 Open Startups e comece já a fazer negócios com grandes empresas.