Case: Open Innovation para gestão e desenvolvimento de pessoas e culturas

Conheça o case de open innovation da Talent Academy e como ela ajudou a Caloi a manter sua equipe engajada com a gestão e desenvolvimento de pessoas e culturas. 

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as corporações precisam se reinventar constantemente para se manterem relevantes e em crescimento. É nesse contexto que a open innovation se apresenta como uma estratégia eficiente para a criação de soluções disruptivas e para o fortalecimento da cultura organizacional.

A Talent Academy, startup fundada em 2018 em São Paulo, é um exemplo de como a open innovation pode trazer resultados significativos para corporações que buscam se transformar. Com uma equipe de 48 colaboradores, a startup se destaca pela oferta de soluções baseadas em tecnologia e dados para a gestão e desenvolvimento de pessoas e culturas.

Case Talent Academy e Caloi: Open Innovation para gestão e desenvolvimento de pessoas e culturas

Um dos maiores cases de sucesso da Talent Academy em parceria com uma corporação foi junto à Caloi, empresa com mais de 120 anos de história no mercado de bicicletas e outros produtos de mobilidade. A Caloi buscava promover uma transformação cultural, criando seu propósito organizacional e conectando-o com todos os seus colaboradores – desde a fábrica em Manaus até os escritórios em São Paulo. Além disso, a corporação enfrentava um processo de turnaround corporativo, após sua aquisição pelo grupo global Dorel Sports, e visava construir uma cultura de inovação em uma empresa tradicional.

A Talent Academy apoiou a Caloi na definição do seu propósito a partir da coleta de dados de todos os colaboradores, levantados pelo Assessment do Propósito, ferramenta de mapeamento de perfis desenvolvida pela startup. “Decidimos embarcar nessa missão de ajudar a Caloi a definir o seu propósito, de dentro para fora”, afirma Mauricio Betti, Co-fundador e CEO da Talent Academy. A startup também apoiou na execução da estratégia de inovação e transformação da cultura organizacional da Caloi.

A Talent Academy identificou quatro passos para a implementação da solução. Após trabalhar cada fase, a startup chegou na etapa final,  que resultou na definição do propósito e da cultura da Caloi. Outras várias iniciativas internas foram desenvolvidas, como a formação de comitês internos, alinhados aos impactos prioritários da corporação. Os comitês criados foram: 

Comitê de sustentabilidade – que teve autonomia para propor várias mudanças na empresa, desde remover o uso de copos de plástico até diminuir o consumo de água na planta da fábrica;

Comitê do feedback – que estimulou uma forma criativa e descontraída de aumentar a comunicação entre as pessoas, com o “feedbike”;

Comitê da diversidade – que promoveu diferentes iniciativas internas para estimular discussões sobre o tema, gerando um grande impacto na empresa e até o lançamento de um novo produto: a “Bike do Orgulho” Caloi Rainbow,  cujo lucro obtido com a venda é 100% revertido para casas de acolhimento voltadas para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Os resultados da conexão de open innovation entre a Talent Academy e a Caloi foram bastante significativos. A Caloi se tornou a divisão de melhor performance do grupo Dorel Sports no primeiro semestre de 2019, com crescimento de dois dígitos na receita. Também em 2019, o turnover de key talents (rotatividade de talentos-chave) foi zero, e a satisfação geral dos colaboradores aumentou de 3,7 para 4,1 no Glassdoor, além de a avaliação geral da empresa subir de 4,39 para 4,62 no InfoJobs.

“O trabalho da Talent Academy foi essencial para as mudanças culturais que promovemos na Caloi. Com o apoio deles, mapeamos o perfil de todo o time, redefinimos nosso propósito e promovemos inúmeras iniciativas – que tiveram alto engajamento e geraram ótimos frutos. Como resultado de todas essas mudanças, tivemos um grande impacto positivo na satisfação e retenção de talentos. Ficamos tão realizados com a parceria que incluímos a Talent Academy na linha do tempo da Caloi, que está nas paredes da nossa sede”, afirma Cyro Gazola, CEO da Caloi. 

Para a Talent Academy, o case com a Caloi trouxe importantes lições sobre como manter um time engajado durante um turnaround corporativo após uma aquisição, promover uma cultura de inovação em uma corporação tradicional e trazer dados para apoio à gestão de pessoas em equipes distribuídas em diferentes locais do país.

Atualmente, a Talent Academy e a Caloi estão em fase de reaproximação, o que demonstra a relevância da open innovation como eficaz estratégia para a criação de soluções e fortalecimento da cultura organizacional em corporações de diferentes segmentos e tamanhos.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

A Talent Academy soma diversas outras interações com grandes corporações e agentes do ecossistema de inovação, como Oracle e Cubo Itaú. Segundo Mauricio, realizar conexões de open innovation com corporações é super importante para o amadurecimento da startup. E as corporações tendem a ganhar – e muito – com esse tipo de relacionamento, uma vez que as startups possuem rapidez e meios diferenciados de implementar uma solução para um problema real. 

A Talent Academy foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria EdTech – Educação Corporativa. Segundo Mauricio, “estar no Ranking gera uma exposição para grandes empresas com as quais normalmente levaríamos mais tempo para nos conectar e gerar negócios”. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Talent Academy? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Talent Academy!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *