Case: Open Innovation para a contratação de squads ágeis de desenvolvimento

Conheça o case de open innovation da startup Vai na Web com o Grupo UOL/PagSeguro para acelerar suas entregas digitais. 

Atualmente, muitas corporações têm enfrentado dificuldades em encontrar e contratar profissionais qualificados para atender às demandas da economia digital. Esse problema tem sido agravado pelos recentes layoffs ocorridos em vários segmentos do mercado, o que aumentou a preocupação por desenvolver e reter talentos. Além disso, o rápido avanço da tecnologia tem criado novas demandas e habilidades, resultando em um gap entre as competências necessárias e as habilidades disponíveis no mercado de trabalho. 

A startup Vai na Web é um exemplo de empreendimento que, por meio das suas soluções, une a oferta de desenvolvimento de softwares, por meio de squads ágeis de desenvolvimento para as corporações, e também foca na capacitação e formação de talentos digitais. A startup tem como missão democratizar o acesso às tecnologias digitais avançadas, reduzir as desigualdades e promover um futuro mais próspero e sustentável.

Case Vai na Web e Grupo UOL/PagSeguro: Open Innovation para a contratação de squads ágeis de desenvolvimento

A Vai na Web, startup fundada em 2017, na cidade de São Gonçalo/RJ, inovou ao criar uma plataforma que acelera entregas de design e desenvolvimento web e mobile, por meio de squads sob demanda. 

A Vai na Web trabalha em duas frentes: a Escola Vai na Web, que forma gratuitamente jovens e adultos de baixa renda, que vivem em situação de vulnerabilidade, em programação digital e habilidades socioemocionais; e o Estúdio Vai na Web, que é um centro de formação continuada e uma oportunidade real de trabalho para os jovens desenvolverem autoconfiança e experiência prática em um estágio inicial de suas carreiras. Os talentos que se formam por meio do Estúdio Vai na Web compõem os squads ágeis de desenvolvimento. 100% do lucro do Estúdio é reinvestido para capacitar mais pessoas, promovendo um ciclo virtuoso de transformação social e digital. 

E foi justamente essa expertise e olhar para o desenvolvimento social que chamou a atenção do Grupo UOL/PagSeguro. A corporação buscava novos talentos com habilidades em tecnologia para compor seu time. Além disso, o Grupo também desejava aumentar a diversidade nos times, reduzir turnover – rotatividade de colaboradorese investir na formação de profissionais juniores.

A parceria entre a Vai na Web e o Grupo UOL/PagSeguro começou em janeiro de 2021. A solução da startup gerou oportunidades reais de trabalho e renda para jovens periféricos e em situação de vulnerabilidade, além de criar times de projetos de software mais diversos e inclusivos.

E essa parceria só cresceu com o tempo. Em meados de junho de 2022, em colaboração com o G10 Favelas e com o Grupo UOL/PagSeguro, a startup inaugurou um polo de tecnologia em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo/SP. Jovens da comunidade tiveram a oportunidade de realizar uma formação na linguagem de Backend – Java, que durou 6 meses. O PagSeguro firmou o compromisso de contratar os melhores alunos para o seu time de engenharia. 

Foram mais de 200 inscritos, sendo que 54 foram selecionados para participarem do programa piloto. Desses, 15 alunos concluíram a formação e quatro foram contratados e iniciaram suas carreiras no PagSeguro como Engenheiros de Software Júnior, em fevereiro de 2023.

Conheça os talentos contratados pelo PagSeguro a partir da parceria com a Vai na Web!

“A nossa proposta é aliar a teoria à prática, fortalecendo esses jovens talentos no início de suas carreiras”, afirma Aline Fróes, Co-fundadora e CEO da Vai na Web. 

A parceria entre a Vai na Web e o Grupo UOL/PagSeguro é um case de sucesso de open innovation, que mostra como é possível transformar vidas por meio da tecnologia e da educação. E mais do que isso, é um exemplo de como é possível unir forças e recursos para reduzir as desigualdades sociais e construir um futuro mais justo e próspero para todos.

Leia também “Paraisópolis inaugura polo de tecnologia para formar jovens”. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Para a startup, a parceria de open innovation com as corporações possibilita tornar o Brasil uma fonte de talentos digitais de altíssimo nível. Aline reforça que as parcerias contribuem ativamente para a erradicação da pobreza, para a redução das desigualdades e para o pleno crescimento econômico do país. 

A CEO comenta, ainda, que as startups, em geral, desenvolvem um trabalho muito rico com as corporações, por meio da agilidade na resolução de grandes questões que permeiam o universo corporativo. “Muito se fala sobre equidade e inclusão, mas as iniciativas internas tendem a ser implementadas de forma mais gradual, atendendo primeiramente os anseios dos grandes investidores. Dar oportunidade àqueles que estão à margem e inseri-los no mercado de trabalho acelera a adoção de práticas ESG das organizações”, complementa.

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Vai na Web foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de EdTechs – Educação de Crianças e Jovens. Segundo Aline, “estar presente no Ranking valida nossa proposta de valor e nos dá a possibilidade de estar perto de grandes corporações , que já colocam em prática a inovação aberta”. 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Vai na Web? Acesse o link abaixo e conecte-se:

> Quero me conectar à Vai na Web!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *