4 dicas para apresentar um pitch consistente para investidores

Prática muito comum para quem trabalha com open innovation, a apresentação de pitch’s faz parte diretamente do trabalho de startups. Mas afinal, você sabe como montar um pitch de sucesso para investidores? Separamos 4 dicas de ouro para startups. Confira: 

Dica 01: Estude o seu possível investidor.

#Dica 01: Estude o seu possível investidor.

Quais são os objetivos dele? Quais são os interesses?

É necessário ir à negociação conhecendo o máximo possível sobre a pessoa que estará do outro lado da mesa. O despreparo pode atrapalhar muito a concretização do negócio. Estude a corporação, o modelo de core business da empresa e o que eles procuram. 

Lembre-se que open innovation é sobre entender os diferentes processos para os diferentes objetivos. 

Dica 02: Esteja seguro e pratique

A segurança é fundamental ao apresentar o seu pitch a um investidor. 

Para evitar se conectar com um investidor e causar má impressão, participe de fóruns, receba capacitação, apresente o pitch em diferentes formatos e, sempre que possível, grave as apresentações. Nas Oiweeks, os pitch’s devem ter até 3 minutos de duração. Com essa rotina, você perceberá quais pontos podem ser melhorados e qual o formato mais atrativo. 

Não se esqueça da qualidade técnica do seu pitch, faça apresentações objetivas e preze pela identidade visual. Atualmente, fóruns de open innovation estão acontecendo de forma virtual, por isso adaptar a sua apresentação para esse formato é essencial.

Dica 03: Vá bem preparado, seja objetivo(a)!

#Dica 03: Vá bem preparado, seja objetivo(a)!

Em uma apresentação de pitch de sucesso para investidores, quem empreende deve se preparar para responder às perguntas do investidor de forma objetiva, assertiva e consistente. Separamos cinco perguntas frequentes e as respostas devem estar na ponta da língua. 

  • Qual o seu modelo de negócio?
  • Onde quer chegar?
  • Qual o diferencial da sua solução?
  • Quanto de recurso é necessário?
  • Onde os recursos serão aplicados?

Dica 04: O investidor como parte da trajetória

#Dica 04: O investidor como parte da trajetória

Valorize o smart money! É muito valioso para você que o investidor perceba que ele é parte da trajetória de crescimento da sua startup.

Com o conhecimento prévio sobre quem é a pessoa do outro lado da mesa e o que ela deseja, demonstre como a expertise do investidor será importante para o seu projeto. Como ele pode agregar valor que vai além dos recursos financeiros? 

Para Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups, “achar o match perfeito, na verdade, é você deter as competências para fazer daquela oportunidade um bom resultado”, ou seja, a sua startup precisa assumir uma posição de troca, de abertura e de resiliência. 

A cocriação é palavra-chave para open innovation e entender pessoas, momentos e processos fará toda a diferença para o seu negócio. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *