Entenda sobre como a Finep apoia o ecossistema de inovação

“Ninguém Nunca Construiu Algo Incrível Sozinho”. Essa é a frase que nos guiou até aqui nos últimos 15 anos, desde a criação do movimento de open innovation no Brasil, em 2008. Com a Open Innovation Week 15 anos e a Noite de Gala de Anúncio Oficial e Premiação da 8ª Edição do Ranking 100 Open Startups não poderia ser diferente.

As duas realizações contaram com apoios importantíssimos, e hoje queremos destacar uma das correalizadoras dessas atividades, a Finep – Financiadora de Estudos e Projetos.

A Finep é a agência pública que financia a inovação e traz como missão “promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas”.

Sediada no Rio de Janeiro e vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a entidade atua em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Para isso, a Finep concede recursos reembolsáveis e não reembolsáveis a instituições de pesquisa e empresas brasileiras. O apoio da Finep abrange todas as etapas e dimensões do ciclo de desenvolvimento científico e tecnológico: pesquisa básica, pesquisa aplicada, inovações e desenvolvimento de produtos, serviços e processos.

Durante a cerimônia de abertura da premiação do Ranking, Janaína Prevot Nascimento, Diretora Administrativa da Finep, comentou sobre o importante papel da Finep no apoio a startups no Brasil. “Nós temos mais de 20 anos de apoio e investimento em startups no Brasil. Somos pioneiros nesse mercado e investimos mais de R$ 4 bilhões com nossos parceiros, beneficiando mais de 250 empresas inovadores de todos os setores”, destacou.

Fernando Peregrino, Chefe do Gabinete da Presidência da Finep, também participou do evento e comentou sobre o papel da entidade. Confira como foi a entrevista no red carpet: youtu.be/vX2EmvU-nxY

Durante a Open Innovation Week 15 anos, realizada de 3 a 6 de outubro, no Rio Innovation Week, Márcio Stefanni, Diretor Financeiro, de Crédito e Captação da Finep, comentou sobre as oportunidades que a financiadora oferece às startups. “Na nossa prateleira de produtos, nós temos financiamentos com taxas e prazos adequados para quem quer inovar. Quem quiser inovar, procure a Finep”, convidou.

André Calazans, Analista de Projetos da Finep, destacou os editais abertos para startups. “A Finep tem uma série de oportunidades para fomentar a inovação, fazer ela chegar até o mercado em empresas de todos os portes”, comentou.

Confira quatro dessas oportunidades da Finep, disponíveis na plataforma 100 Open Startups, e candidate a sua startup:

Seleção Pública de Subvenção Econômica – Inovações Radicais no Setor Elétrico
Prazo: 23/11/2023
Link: https://100os.net/Finep_InovacoesRadicais

O programa tem como objetivo conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico. A proposta de solicitação deve prever parceria com pelo menos uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) brasileira, a proposta submetida deve ser de 3MM a 15MM.

Programa de Investimento em Startups Inovadoras
Link: https://100os.net/Finep_StartupsInovadoras
Prazo: 23/11/2023

O programa de investimento em startups tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, disponibilizar recursos financeiros para que Startups com alto potencial de crescimento e promova o crescimento do mercado de capital semente no Brasil. Quem tenham faturamento de 360k até 4.8MM, sendo o valor de apoio: 1.5MM até 2.2 MM (para startups aderentes ao tema rota 2030).

Programa de Apoio à Comercialização de Propriedade Intelectual
Prazo: 30/11/2023
Link: https://100os.net/Finep_ProgramaComercializacao

O programa de subvenção econômica tem como objetivo conceder recursos de subvenção econômica para projetos inovadores e de risco tecnológico, para que empresas interessadas em adquirir ou licenciar patentes concedidas ou em processos de concessão vigentes, além de outros ativos de propriedade intelectual, possam testar a viabilidade de produtos, processos e serviços inovadores, a proposta submetida deve ser de 1.5MM a 5MM.

Inovacred (crédito com juros muito baixos para startups inovadoras)
Prazo: 30/11/2023
Link: https://100os.net/Finep_Inovacred

Tem como objetivo conceder recursos de subvenção econômica para projetos destinados ao desenvolvimento de novos produtos ou processos, bem como o aprimoramento significativo dos já existentes, visando a ampliar a competitividade das empresas. Para empresas (EPP, Peq. Emp., Med. Emp. 1, Med .Emp. 2) e outras pessoas jurídicas do direito privado com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 300 milhões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *