Case de Open Innovation: Gestão de Riscos de Ponta a Ponta na Rede Hospitalar

A startup ObraSoft nasceu nos canteiros de obras de grandes construtoras. A ideia central da plataforma era automatizar a Gestão de Riscos com foco na Área de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) dessas obras, pois as construtoras tinham uma enorme dificuldade em mitigar a exposição aos perigos e tratar os problemas em tempo real de forma eficaz.

O trabalho de coleta de dados era manual, realizado por meio de planilhas de Excel, tornando o processo extremamente moroso e complexo. De fato, faltava uma ferramenta que pudesse planejar, coletar, corrigir e analisar, de forma dinâmica, eventuais falhas. Foi aí que surgiu a ideia de criar uma  ferramenta web e mobile pronta para atender esse Ciclo de Gestão de Campo com foco em QSSMA, tornando a startup uma referência no mercado.

Mas em 2023 o mercado mudou, e a atuação do software ganhou força em outras áreas de gestão das companhias. A Obrasoft já possuía uma ferramenta robusta e foi para o mercado apresentar novas abordagens, capazes de atender a todo tipo de operação e segmento. Nascia aí um novo posicionamento de marca para atingir uma dor pungente: a Gestão de Riscos em todos os processos, consumada em uma única plataforma. 

Ao longo desses anos todos atendendo grandes obras do país, a startup começou  a perceber algumas mudanças significativas no mercado com relação às demandas voltadas para a Automação de Processos. Agora, as empresas interessadas no software não necessariamente eram do segmento da construção, mas também de outros segmentos de mercado. Essas empresas  buscavam cada vez mais ferramentas elásticas, altamente customizáveis, acompanhadas de uma consultoria especializada na construção de todo tipo de processo, não somente voltados para a Gestão de QSSMA, mas para outros Fluxos de Trabalho.

De fato, a startup percebeu que a aplicabilidade da ferramenta junto às construtoras era tão positiva que abria frentes de gestão para diversos  segmentos que necessitavam de Soluções Regulatórias constantes. A empresa começou então a crescer e a expandir sua atividade. A receita de crescimento estava clara e apontando para um futuro de possibilidades inesgotáveis.  

Consequentemente, essa nova experiência trouxe inúmeros desafios de  melhorias na plataforma para atender dores e demandas muito peculiares  desses segmentos, tão diversos entre si. Um case de sucesso foi com uma  grande Rede Hospitalar que utiliza o software para outras áreas além de  QSSMA. Agora, a atuação era segmentada e, junto com essa segmentação,  vinha a ânsia por novas frentes de operação, não apenas com foco nos Pilares  de QSSMA, mas na Gestão de Riscos como um todo.

O relacionamento com essa Rede Hospitalar começou em 2023, quando os  gestores seniores responsáveis pelos departamentos de Auditoria e  Controle entraram em contato com o CEO da Obrasoft, Luiz Henrique Gervásio  Coelho, após indicações do mercado. Durante as conversas, foi sinalizado que  essa grande Rede Hospitalar, sediada no Rio de Janeiro, entrou em um  processo robusto de compra de mais de 80 Unidades Hospitalares, distribuídas por todo o país, tornando-se a maior rede de hospitais privados do Brasil.

Nesse cenário, a demanda por soluções regulatórias para unificar o padrão da  operação ficou ainda mais forte. Os novos hospitais incorporados precisavam atingir cada vez mais excelência, padrão de qualidade e segurança para os pacientes, colaboradores e fornecedores. “O desafio era grande, mas nós já tínhamos a solução completa para atendê-los. Conseguimos automatizar diversos processos de trabalho voltados para a gestão de fornecedores e auditorias de não conformidade, criando um ambiente dinâmico de input de dados, tais como registros de fluxos financeiros, eficiência energética e gestão de manutenção. E ainda gerando indicadores com o status dos projetos de infraestrutura, para avaliação consolidada de todas as unidades”, conta Luiz Henrique. “Assim, elaboramos um Plano de Projeto com foco na performance técnica e operacional, catalisando melhorias  contínuas em todas as unidades do grupo e suas diversas áreas”, complementa.  

Segundo Luiz Henrique, as premiações em open innovation do Ranking 100 Open  Startups, juntamente com o case de inovação dessa grande Rede Hospitalar, têm sido marcos importantes de inovação na área de atuação da startup, trazendo grande visibilidade junto ao mercado. “Nossos clientes sempre impulsionando a inovação! E nesse cenário seguimos atraindo vários outros segmentos  interessados na construção de Processos de Gestão de Riscos, complexos e diversificados, não apenas limitados aos Pilares de QSSMA. Vem aí mais novidade! ObraSoft rumo a Indústria 4.0”, finaliza o CEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *