Fóruns de open innovation identificam desafios

Os fóruns de debate tornaram-se bem populares com o advento da internet, é fato. Além de otimizar as discussões e de aproximar as pessoas que possuem as mesmas dores, os fóruns reúnem as soluções dessas dores, sendo um espaço colaborativo. E os debates sobre open innovation se consolidaram e ampliaram justamente a partir da criação de fóruns específicos sobre o tema. 

Antes, as pessoas precisavam ocupar salas de conferências para debater o assunto. Hoje, de forma remota e 100% online a gestão da open innovation é feita a partir da pluralidade de pessoas de todos os lugares.   

Para o sucesso de um avanço real em uma trilha de inovação combinam-se diferentes fatores. Além do estabelecimento de políticas, um dos aspectos essenciais é o envolvimento da iniciativa privada, pois a inovação se concretiza por meio das ações do setor.

Além de explorar temáticas de open innovation, os fóruns transformaram-se em um espaço de construção e de surgimento de desafios. A Comunidade de Prática é um exemplo disso. Representantes de empresas se reúnem para trocar informações e experiências, sendo essa troca uma das principais características do ecossistema de inovação. 

Atrelados a esse momento surgem desafios de gestão da inovação, apresentados por empresas a partir de três campos principais: gestão de pesquisa e desenvolvimento; inovação em modelos de negócios; e inovação em serviços. O objetivo desse recorte é permitir uma maior clareza quanto aos objetivos de cada discussão, uniformidade de vocabulário e alinhamento do público.

Os fóruns de open innovation são palcos de trocas que culminam em desdobramentos ao longo do ano, gerando impacto no ecossistema. Mensalmente, durante a Oiweek, recebemos praticantes de open innovation, assim como especialistas, consultores, pesquisadores e demais representantes, tanto do Brasil quanto de outros países, que possuem ricos conhecimentos sobre a gestão da open innovation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *