Líder em open innovation: 6 características indispensáveis

Gerir a inovação de forma sustentável e escalável requer características específicas para um líder em open innovation. 

Ao falar de open innovation dentro das organizações, sejam elas startups ou corporações, é importante ressaltar o papel de toda equipe na consolidação das estratégias dessa prática. Afinal, a open innovation é de responsabilidade de todos e deve ser tratada, também, como uma questão de relacionamento e cultura. 

Mesmo nesse contexto, o líder em open innovation possui um papel de extrema relevância na consolidação das estratégias e dos caminhos ligados ao desenvolvimento do ecossistema de inovação. Assim, um bom líder em open innovation, focado no crescimento e no relacionamento, precisa desenvolver características específicas para que as estratégias de open innovation deem certo.

Separamos seis características essenciais que todos os líderes em open innovation devem ter. Confira: 

1- Perfil questionador

Apenas quem mergulha no mar consegue, de fato, enxergar o tamanho real do iceberg. Ser inconformado com perspectivas superficiais e entrar de cabeça nos problemas, buscando os reais porquês, é o que ajuda, também, no desenvolvimento de soluções que sejam realmente eficazes. Ou seja, é necessário que o líder tenha uma visão analítica sobre tudo e todos que estão envolvidos na construção da open innovation. 

2 – Capacidade de adaptação

Nem tudo sai como planejado, e inovar é não ter medo de errar e se adaptar. É necessário resiliência para aceitar os erros de percurso e aprender com eles. Afinal, os negócios dão mais certo quando as pessoas são resilientes e querem coconstruir, como apontou José Renato Hopf, fundador da GetNet e da 4All, na edição de junho da 13ª Oiweek.

3 –  Incentivador da mudança 

Não basta uma formação de liderança em open innovation. É necessário garantir a capacidade de inovar para toda a empresa. Para isso, os líderes em open innovation devem incentivar, em todo o time, a mentalidade de inovação. Aqui, o fator da cultura empresarial ganha grande destaque, já que times engajados contribuem mais. Todos devem falar a língua da open innovation!

Leia também: Liderança Ambidestra: a capacidade de gerar resultados com inovação

4 – Tolerante a erros 

Nos primeiros passos, ter margem para errar e aprimorar é essencial. É de extrema importância aprender com os erros iniciais, pois é a partir disso que processos e projetos maduros serão criados e estarão prontos para investimentos mais seguros e execução efetiva. É importante enxergar os erros como motivos a mais para construir a open innovation, já que esse é um assunto relativamente novo, em que a comunicação entre as partes é motor para o crescimento. 

Dica especial: Desenvolva a cultura da hiperconectividade. Troque informações, faça networking, aproveite para conhecer os erros e soluções de outras pessoas. Já que open innovation é sobre criar redes, cocriar. 

5 – Perfil sinérgico e agregador 

Quando falamos em open innovation, falamos, sobretudo, de cocriação. Para isso, é muito importante que as lideranças de todas as áreas da empresa estejam engajadas e em sinergia, conversando entre si. Mais uma vez, reforçamos que resiliência é chave para construção de bons relacionamentos. 

6 – Pensar grande, mas fazer pequeno 

É mais importante ter um líder com coragem para conseguir desenhar algo pequeno, a princípio, e ir construindo e aperfeiçoando a partir dos aprendizados, do que um líder que investe tempo e energia para construir um universo inteiro que poderá se tornar obsoleto num futuro próximo. Enxergar onde você está e relembrar de fazer uma análise crítica de todo o processo é essencial.

Quer se aprofundar no universo da open innovation e das startups? Conheça e faça parte do Programa 100-10-1 Startups!

Logo com a escrita Programa 100-10-1 Startups - PROGRAMA EXECUTIVO DE CERTIFICAÇÃO DE MENTORES DE STARTUPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *