Case: Open Innovation na Comunicação Interna e RH

Conheça o case de sucesso da startup Dialog e como eles implementaram um aplicativo de comunicação interna e RH na PepsiCo

Com o foco na gestão da comunicação interna e RH, a Dialog tem como propósito humanizar a relação entre empresas e colaboradores, a partir de um canal de comunicação universal. Além de fomentar e promover a transformação digital por meio da transformação cultural. 

A startup tem como solução um aplicativo de interação para colaboradores, o super app. O aplicativo atende corporações de diversos segmentos de mercado e já é utilizado por mais de 350 mil pessoas.

Como a Dialog implementou o app de comunicação interna e RH na Pepsico

Segundo Gabriel Kessler, Chief Growth Officer na Dialog, as grandes corporações possuem desafios em comum no que tange a comunicação interna, como: democratizar o acesso à informação aproximar a empresa do colaborador, fomentar o senso de pertencimento e quebrar ciclos organizacionais. 

Com os avanços nos processos de comunicação, algumas práticas se tornaram obsoletas, como o mural de recados, uma vez que grande parte dos colaboradores de grandes corporações estão espalhados por diversos ambientes. Pensando em gerar uma comunicação interna de ponta a ponta e acessível, a Dialog criou o super app: um aplicativo de comunicação interna que fomenta a interação de times por meio de diversas funcionalidades.  

A dor da PepsiCo era comunicar que a empresa passaria por um processo de mudança, onde integraria três escritórios. Além de comunicar sobre a mudança, a empresa queria gerar maior aproximação entre os novos times. Em 2016, o aplicativo foi lançado, batizado de PepApp. O plano inicial da PepsiCo era desativar o aplicativo após a mudança de escritório, então a solução tinha prazo de validade de três meses, mas a aceitação dos colaboradores superou as expectativas, e a solução se tornou o app oficial de comunicação interna da empresa. 

Além dos escritórios, o uso do aplicativo se expandiu para as fábricas, atendendo cerca de 12 mil colaboradores

Durante a jornada, a Dialog percebeu que, além de gerar integração, a app precisava também trazer outras utilidades. A partir dessa visão, a startup aprimorou o aplicativo, lançando uma versão integrada ao sistema de recursos humanos, com opções de acessos ao holerite, ponto e outras funcionalidades.

“Hoje, todo mundo tem um celular na mão. Então o PepApp é um canal que vem para alinhar as informações para os times de forma rápida e simples, com uma imagem, um vídeo, uma mensagem curta”, comenta Marina Simões, gerente de Employer Branding, EVP e Cultura na PepsiCo.

Transformação Digital e ESG

Gabriel reforça que a solução da Dialog também visa fomentar a expansão da transformação digital, principalmente para colaboradores que estão fora dos escritórios, voltados a trabalhos operacionais. “É sobre a informação chegar na ponta, para quem está nas estradas, campos, fábricas”, afirma. 

A agenda ESG faz parte da Dialog, que assume o papel de socializar a comunicação por meio de um app acessível, de fácil entendimento e leve, que seja disponível para diversos tipos de celulares, dos mais avançados aos mais simples. 

Uma trajetória construída por meio da Open Innovation

A PespsiCo teve um papel de grande importância para o nascimento da Dialog, uma vez que a corporação financiou o MVP da solução. O PepApp foi o primeiro piloto desenvolvido e lançado pela startup. 

Para Gabriel, a consolidação da solução só foi possível graças à abertura da corporação para que a startup pudesse testar e aprimorar a solução. Além do relacionamento de cocriação, Gabriel destaca que a parceria de open innovation foi primordial para que a startup aprendesse sobre as dores de outras empresas. 

Relação ganha-ganha, construção de confiança, alinhamento de expectativas e transparência também são elementos que fizeram parte da trajetória de open innovation entre PepsiCo e Dialog. 

Ranking 100 Open Startups

A Dialog foi premiada em três edições do Ranking 100 Open Startups, sendo que, na edição de 2021, a startup garantiu o TOP 4 na categoria HRTechs e a 11ª posição no TOP 100

Para 2022, a expectativa da Dialog é garantir o TOP 1 de HRTechs! Gabriel reforça que as premiações ajudaram a se posicionar com mais força no ecossistema de inovação, influenciando na aquisição de novos clientes, sendo um deles a Saint-Gobain, corporação premiada no TOP Open Corps 2021. A recente parceria se deu a partir da plataforma de conexão da 100 Open Startups. 

Quer conhecer mais cases de sucesso? Então não deixe de ler o mais recente: Case: Open Innovation na Gestão de Recursos Hídricos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *