Caso de Sucesso: Grupo Boticário avança na sua transformação digital com treinamentos AWS

O Grupo Boticário

Com 4 mil lojas próprias, o Grupo Boticário é hoje um dos líderes do varejo no Brasil. Para atender aos mais diversos perfis de consumidor, o grupo desenvolve mais de dez marcas, comercializadas por meio de oito canais de distribuição. Atualmente seu ecossistema inclui fábricas, centros de distribuição, lojas próprias, soluções financeiras e operações online e offline. Tudo isso vem sendo integrado com o objetivo de construir o maior ecossistema de beleza do mundo, oferecendo aos consumidores a experiência que eles merecem.

“A empresa vem passando por uma transformação muito grande nos últimos dois anos. Avançamos muito na digitalização da relação com nossos clientes e na internalização de nossos produtos, acelerando muito nosso time de tecnologia” – Sidarta Aguiar de Oliveira, diretor de Infraestrutura & Cloud do Grupo Boticário

Desenvolvendo competências para manter uma operação em expansão

Nos últimos dois anos, o Grupo Boticário focou na internalização de tecnologias, pessoas e bases de código. Diante do crescimento exponencial do time de tecnologia, com centenas de colaboradores, a empresa reconheceu a necessidade de desenvolver competência técnicas.

Em meio às discussões sobre a necessidade de formar gente dentro de casa, o grupo foi apresentado ao programa de treinamentos da AWS. “Pegamos todas as trilhas de desenvolvimento e criamos várias turmas aqui dentro. Por exemplo, turmas específicas de migração”, diz.

A estratégia adotada começou pelo time de tecnologia e depois os treinamentos foram expandidos para outras áreas. Hoje há profissionais de praticamente todas as áreas participando, inclusive aqueles que não estão diretamente ligados ao dia a dia do desenvolvimento. Em 2020, foram 322 posições de treinamento e, em 2021, mais 364.

Um olhar para o presente e para o futuro

Para o Grupo Boticário, a oferta de treinamentos para os seus colaboradores aparece como ponto positivo nas suas avaliações internas. O investimento da empresa na formação e atualização dos times gera mais engajamento entre os funcionários.

Além disso, a empresa está cada vez mais internalizando processos e adotando soluções da AWS relacionadas ao varejo. Com uma base de profissionais capazes de trabalhar com a nuvem e serviços da AWS, a migração completa de outros produtos da companhia é facilitada.

E o Grupo Boticário não se preparara apenas para as mudanças do presente, mas está de olho no futuro: “Temos um programa de estágio, o Júnior XP, e estas pessoas também participam dos treinamentos de tecnologia. Estamos incluindo essas pessoas em nossos desafios, para onde queremos ir”, explica Sidarta Aguiar de Oliveira, diretor de Infraestrutura & Cloud, que busca expandir o programa de treinamentos também em 2022.

Saiba mais »

Conheça mais sobre a área de Training and Certification da AWS e veja como desenvolver a sua equipe para superar lacunas de habilidades na nuvem e promover uma cultura de inovação, adaptabilidade e aprendizado contínuo.

Esta é uma produção da Amazon Web Service – AWS, parceira da 100 Open Startups, que estará mensalmente aqui no blog, com artigos específicos para startups! A AWS também estará presente durante todo o ano com conteúdos especiais para startups em todas as edições da Oiweek e oportunidades exclusivas na plataforma 100 Open Startups!

Indicação complementar: Como vencer o desafios de tecnologia na sua startup

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *