Como vencer o desafios de tecnologia na sua startup

Conheça as ferramentas e os projetos da AWS para você vencer os desafios de tecnologia na sua startup

A AWS – Amazon Web Services – é amplamente conhecida por suas ações de apoio ao desenvolvimento de startups em diversos estágios. São inúmeras as ferramentas e os recursos disponíveis que auxiliam desde a otimização à redução de custos e consolidação de projetos de negócios. 

Em entrevista durante a Open Innovation Week – Oiweek, Rafael Levy, CTO da 100 Open Startups conversou com Cleber Morais, Diretor Geral da AWS Brasil, sobre os principais desafios de tecnologia que as startups enfrentam, bem como sobre os programas de suporte às startups.

Durante a entrevista, a AWS destacou ainda a parceria com a 100 Open Startups e deu detalhes das oportunidades especiais para as startups que fazem parte da plataforma. 

Desafios de Tecnologia 

Seja para o empreendedor que está começando sua jornada, ou seja para quem já possui um negócio estruturado, gerar valor, desenvolver diferencial competitivo e reduzir custos operacionais são pontos elementares na sua trajetória . Porém, identificar esses pontos e as melhores alternativas para desenvolvê-los ainda é um desafio para muitos. 

O desenvolvimento interno de softwares, bem como de outras tecnologias, demanda um investimento muito alto, que abrange não apenas a implementação da tecnologia, mas também a contratação de mão de obra qualificada. 

Pensando nesses pontos, a AWS desenvolveu uma série de soluções, como a nuvem AWS, que possibilita a aplicação, o entendimento de como configurar a arquitetura, monitorar aplicações e reduzir os custos operacionais. Para Cleber, a migração se tornou necessária. “Não é quando as empresas vão para a nuvem, é como elas irão”. 

Dessa forma, a AWS tem fomentando uma maior consolidação e apoio nas evoluções tecnológicas de milhares de startups, permitindo não apenas que essas empresas se preparem melhor, mas possibilitando a criação de uma rede de negócios cada vez mais forte. 

Segundo Cleber, a AWS alavancou grandes processos devido às conexões com as startups, permitindo crescimento mútuo. Grandes nomes, como os unicórnios Nubank e Hotmart, fazem parte da trajetória de apoio e fomento digital desenvolvida pela AWS. 

Para Rafael Levy, a utilização das ferramentas disponibilizadas pela a AWS, dentro da 100 Open Startups, permitiu testar novas tecnologias, dando abertura para realizar mais experimentações e, como resultado, o desenvolvimento e implementação. “Há um mundo inteiro para aprender”, afirma.

Capacitação e preenchimento de vagas de TI

Outro grande desafio é contratar e reter talentos da área de tecnologia. Segundo a Brasscom, a falta de profissionais do setor de TI pode chegar a um déficit de 260 mil até 2024. 

Pensando nisso, a AWS oferece também ações de capacitação. A corporação assumiu o compromisso de capacitar mais de 29 milhões de pessoas ao redor do mundo até 2025, provendo treinamentos gratuitos em habilidades de computação em nuvem. 

A AWS se preocupa, ainda, em fazer isso de maneira sustentável, atenta ao desenvolvimento de talentos para TI em geral.

Benefícios para startups da rede

A partir da parceria com a AWS, as startups cadastradas na plataforma 100 Open Startups terão acessos a oportunidades e incentivos para o desenvolvimento de recursos tecnológicos. 

As novidades para as startups já estão disponíveis. Acesse a página da sua startup na plataforma e saiba mais.

Ao longo do ano, a AWS também estará presente nas edições da Oiweek e também aqui no blog, com conteúdos especiais para startups.

Confira, na íntegra, o primeiro painel da parceria entre 100 Open Startups e AWS!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *