Por que brasileiro gosta tanto de snacks? Um case sobre como decifrar um comportamento tão motivado pelo impulso (consumer insights)

Com a ajuda de informações levantadas (por consumer insights) 100% via mobile, a AntennasBI ajudou a gigante panificadora Bimbo a compreender os hábitos do consumidor brasileiro. Não foram os dado em si, coletadas fotos, vídeos e um acompanhamento por 30 dias dos hábitos dos consumidores de snacks no Brasil. 

 

Todo mundo adora um snack. Rápidos, práticos e deliciosos, esses pequenos lanches apostam na fácil acessibilidade, que facilita o consumo por impulso.

 

Seja nas prateleiras do supermercado ou na dispensa de nossas cozinhas, às vezes é praticamente impossível resistir a essas gostosuras. Mas você já parou para pensar o que torna esses produtos tão atrativos para a gente? Quais fatores aumentam nosso impulso de consumir snacks?

 

Bom, esse foi o ponto de partida para a AntennasBI, startup especializada em consumers insights via mobile, com expertise em uso de vídeos e fotos – tudo registrado pelos celulares das pessoas – realizar uma pesquisa baseada em dados multimídia para ajudar a Bimbo, empresa alimentícia mexicana, a penetrar no mercado brasileiro de snacks.

 

A partir de análises especializadas, a empresa conseguiu ter acesso a insights em uma categoria onde dificilmente se pode levantar informações por falta de…memória! . Afinal, esse é o ponto dos snacks, a gente não pensa muito na hora de consumi-los, apenas obedecemos nossos estímulos. Ou você se lembra de todos os snacks que comeu hoje? 

 

Felizmente, os dados de mobile representam uma fonte de informação confiável e precisa que nos ajuda a entender melhor os hábitos de consumo das pessoas. Além de levantar dados quantitativos, a AntennasBI e a Bimbo coletaram mais de 10.000 fotos, 20.000 vídeos de consumidores Brasil afora.

 

É sobre esse case de inovação aberta que falaremos neste artigo!

Case AntennasBI e Bimbo: open innovation para segmentação de clientes via dados mobile

 

A inovação aberta é um modelo de negócio que se baseia na colaboração e na troca de conhecimento entre diferentes empresas. Esse tipo de parceria normalmente envolve organizações mais consolidadas no mercado com startups promissoras.

 

O objetivo da inovação aberta é promover a colaboração entre diferentes empresas, visando acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras e impulsionar o crescimento sustentável para ambos os lados envolvidos no projeto.

 

No artigo de hoje, falaremos como a parceria entre a AntennasBI (startup) e a Bimbo ajudou a empresa alimentícia a entender a jornada de compra do consumidor brasileiro quando o assunto é fazer lanches rápidos.

 

Antes de seguirmos para o case, vamos conhecer um pouco mais da histórias das empresas envolvidas nessa colaboração.

 

AntennasBI

 

Desde 2017 no mercado, a AntennasBI é a primeira empresa especializada em consumers insights mobile da América Latina.

 

Com uma abordagem inovadora, o projeto combina a robustez da análise quantitativa com a profundidade da análise qualitativa para entender o comportamento dos consumidores de forma abrangente e precisa.

 

A AntennasBI vai além das tradicionais pesquisas de mercado, colocando-se diretamente no momento de consumo e experiência dos consumidores. 

 

Por meio da observação e análise do comportamento de milhões de pessoas em tempo real, durante suas interações com produtos, marcas e serviços, a startup proporciona insights acionáveis e atualizados.

 

Juntando vídeos e fotos enviados pelos participantes enquanto estão consumindo, tendo a jornada de experiência com marcas e serviços em geral.

Bimbo

 

A Bimbo é uma das maiores empresas de panificação do mundo, com sede no México e presença em mais de 30 países. 

 

Fundada em 1945, a Bimbo é reconhecida pela fabricação e distribuição de uma ampla variedade de produtos de panificação, incluindo pães, bolos, biscoitos e tortilhas, entre outros. 

 

Através de uma combinação de inovação de produtos, expansão geográfica e compromisso com a sustentabilidade, a empresa deseja estar sempre se inserindo em vários mercados, inclusive o brasileiro.

 

Você pode não saber, mas vários dos produtos que você consome no dia a dia vem da marca. Alguns exemplos disso são os pães da Pullman, os bolinhos Ana Maria e o Rap 10.

 

O case AntennasBI + Bimbo

 

A parceria entre a startup AntennasBI e a gigante da panificação Bimbo começou ainda no ano de 2021.

 

Em 2022, a empresa mexicana desejava ter mais precisão em seus posicionamentos no mercado brasileiro de snacks. O grande problema para isso estava na memória dos consumidores.

 

Snacks, e lanches, são produtos feitos para serem consumidos de forma impulsiva e rápida. Normalmente, o comprador não pensa muito sobre como e porque ele recorreu a esse tipo de alimento.

 

Eles estão lá, apetitosos e acessíveis, para que as pessoas possam fazer pequenas pausas e comer sem se preocupar com nada mais. Esse é o grande lance sobre este tipo de produto.

 

O problema é que isso dificulta as pesquisas sobre dados de consumo. Afinal, como mensurar dados de consumo de uma categoria altamente relacionada à compra por impulso?

 

Além do mais, o que exatamente é um snack? A definição fluida e pouco precisa do termo também é um grande impeditivo de estudos mais robustos sobre o consumo desses produtos em nosso mercado.

 

‘‘Não há registro de definição de compra, canal, nem mesmo de consumo, por isso é tão complexo de medir’’ explica Gustavo Lotufo, co-fundador da AntennasBI.

 

É nesse contexto que a AntennasBI utiliza sua expertise na análise de dados mobile para gerar consumer insights precisos sobre os hábitos de compra do cliente brasileiro.

O que são dados mobile quali e quanti?

 

Primeiramente, devemos entender o que são insights e como esse termo ajuda empresas a terem mais conhecimento assertivo de seus públicos e mercados.

 

Em resumo, este termo se refere às percepções e entendimentos profundos sobre os comportamentos, preferências, necessidades e motivações dos consumidores de um determinado produto ou serviço decifrando algum comportamento que não é tão facilmente diagnosticável para quem não é iniciado no assunto.

 

Essas Informações valiosas são obtidas por meio de pesquisas, análises de dados e observação direta dos consumidores, com o objetivo de compreender suas experiências, opiniões e desejos relacionados a um produto, marca ou mercado específico.

 

No caso da AntennasBI, essas informações são extraídas através dos dados de celular, que estão conosco durante todos os tempos e nos conhecem melhor do que ninguém. Por isso, a abordagem da startup é bem precisa e confiável. 

 

Quem não tem um celular? E quem não tira fotos, vídeos nem escreve textos ao longo do dia usando o celular? Todos fazem isso e é aí que entra a expertise da AntennasBI em coletar essas informações e de forma estruturada traduzir em insights.

 

Quais foram os benefícios do projeto de inovação aberta AntennasBI + Bimbo?

 

A utilização de consumer insights via dados mobile casou perfeitamente com a dor da Bimbo, já que a precisão de informações era a principal barreira das pesquisas feitas pela empresa.

 

Como bem explica Gustavo Lotufo ‘‘Primeiro que não precisamos da memória! Como fazemos toda a estrutura de um projeto pelo celular, já pulamos essa etapa crítica’’.

 

Além disso, vale dizer que o celular hoje em dia é um artigo universal, que permite a utilização de informações digitais de qualquer consumidor. ‘‘Nós conseguimos falar com pessoas de todas as idades e classes sociais’’ declarou o executivo.

 

Mais importante do que entender quem come os snacks, é fundamental compreender o porquê desse consumo. Esse questionamento foi a base para uma série de levantamentos feitos pela empresa.

 

  • Por que comprar um snack em um determinado horário? 
  • Por que comer um snack em um lugar específico? 
  • O que fez comprar sozinho(a)? 
  • Por que razão naquele momento era importante comer um snack? 

 

As informações quantitativas obtidas desses consumer insights foram utilizadas para redirecionar as campanhas e canais de venda da Bimbo, permitindo uma abordagem mais precisa, que dialogasse diretamente com as necessidades e gatilhos de seus consumidores.

 

E depois de milhares de dados levantados pelo celular, a empresa chegou a parte qualitativa do mobile, entendendo os todas as informações da jornada de compra dos brasileiros no mercado de snacks.

 

Como o próprio representante da empresa afirmou  ‘‘respostas cruciais para tomar decisões sobre como posicionar as marcas’’, que influenciaram desde a precificação dos produtos até a utilização dos canais de venda da empresa.

 

Após definir a colaboração como incrível, Gustavo Lotufo afirmou que as empresas seguem trabalhando juntas até os dias de hoje e que a pareceria ainda deve render muitos frutos no futuro.

 

Além disso, o executivo reconheceu a importância da visibilidade gerada pela presença da startup no Ranking 100 Open Startups.

 

O que é o Ranking 100 Open Startups?

 

A 100 Open startups é a principal plataforma e aceleradora de inovação aberta no mercado brasileiro. Seu principal objetivo é conectar startups com grandes empresas, promovendo parcerias e oportunidades de negócios.

 

A empresa atua como uma intermediária entre as startups e as corporações, facilitando o processo de inovação colaborativa. Um de seus principais produtos é o ranking 100 Open Startups.

 

O Ranking 100 Open Startups é uma iniciativa da 100 Open Startups que busca identificar e reconhecer as startups mais atraentes para o mercado corporativo. 

 

O ranking é elaborado com base em uma metodologia que envolve a avaliação de startups por grandes empresas e especialistas de diferentes setores.

 

Além da avaliação das grandes empresas, especialistas também contribuem para a classificação das startups no ranking.

 

Após a avaliação, as startups são classificadas em um ranking que reflete sua relevância e atratividade para o mercado corporativo. 

 

As startups mais bem colocadas recebem reconhecimento e visibilidade, o que pode resultar em parcerias e oportunidades de negócios com as grandes empresas participantes.

 

O Ranking 100 Open Startups é atualizado anualmente, com a divulgação das startups selecionadas e sua classificação no ranking. 

 

Ele serve como um indicador importante para o mercado, destacando as startups que estão se destacando na área da inovação e atraindo a atenção das grandes empresas.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

A AntennasBI foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2021, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de Big Data, ocupando o nono lugar da seleta lista.

 

Segundo Gustavo Lotufo, “o Ranking 100 Open Startups foi fundamental para nós e tenho certeza que para todas as outras startups que conheci, só vi elogios pelas aberturas de portas e pelo ecossistema como um todo.’’

 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a AntennasBI? Acesse o link abaixo e conecte-se:

 

>> Quero me conectar à AntennasBI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *