Case: Open Innovation para acompanhamento de indicadores

Conheça o case de open innovation da Rampfy, e como a startup ajudou a Mardisa Mercedes-Benz a tomar decisões estratégicas com mais precisão a partir do acompanhamento proativo de indicadores. 

Os indicadores e KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Performance) são ferramentas fundamentais para que as corporações possam tomar decisões mais assertivas e práticas. Eles permitem que as empresas meçam seu desempenho em diversas áreas, como vendas, marketing, atendimento ao cliente, produção, entre outras, e assim, possam identificar pontos fortes e fracos, oportunidades de melhoria, e tomar ações estratégicas com base em dados concretos.

Dentro das organizações, milhares de dados são gerados, e muito tempo é gasto para analisar cada um deles. Assim, gestores acabam ficando sobrecarregados com a alta demanda de análises, o que pode prejudicar a tomada rápida de decisões. Além disso, muitos dados podem ser perdidos em meio a tantos relatórios, prejudicando o acompanhamento de métricas valiosas sobre as atividades das corporações. Assim, tem sido cada vez mais necessário que as corporações adotem ferramentas e tecnologias para otimizar e acompanhar os indicadores com precisão. 

A startup Rampfy atua diretamente no acompanhamento de indicadores e KPIs. A startup oferece uma plataforma de gestão de projetos e tarefas, que permite que as corporações acompanhem o desempenho de suas equipes e projetos de forma mais eficiente e transparente.

Case Rampfy e Mardisa: Open Innovation para acompanhamento de indicadores

Por meio da plataforma da Rampfy, é possível definir e acompanhar indicadores e KPIs relacionados a prazos, custos, qualidade, produtividade, entre outros. A startup desenvolveu, ainda, uma plataforma que conecta diferentes sistemas que são utilizados pelas corporações. Com isso, por meio de um aplicativo, os gestores podem visualizar todos os indicadores da empresa ou operação na palma das mãos. 

A tecnologia, que já foi adotada por centenas de empresas na América Latina, economiza tempo e recursos que seriam gastos em análises, permitindo que os gestores se concentrem em estratégias importantes para o crescimento do negócio.

Essa inovação da Rampfy chamou a atenção da Mardisa – divisão do Grupo Parvi – um dos maiores grupos automotivos do Brasil – que atua no mercado de caminhões da Mercedes-Benz.

A Mardisa enfrentava dificuldades com a demora na tomada de decisões, devido à dispersão das informações em vários sistemas e à falta de projeção de dados consistente

A corporação identificou os seguintes gargalos: lentidão na coleta de dados, que ocasionou lentidão também na análise e tomada de decisões, bem como informações espalhadas por vários sistemas, o que resultava na demora em achar tais informações e dados, e, por fim, o impacto negativo em áreas centrais da corporação, como a área de pós-venda. Com esse cenário, a Mardisa constatou que os gestores tinham pouca visão do que estava por vir, como se estivessem apenas “olhando pelo retrovisor”. 

Em novembro de 2021, a Rampfy iniciou a parceria com a corporação, e os resultados logo foram percebidos. Com o Rampfy, a Mardisa conseguiu aumentar em 80% a velocidade de tomada de decisão e economizar cerca de 400 horas anuais que, antes, eram gastas na análise de indicadores.

“Com o Rampfy, nós paramos de olhar pelo retrovisor e começamos a olhar a operação pelo pára-brisa”, afirma Clóvis Henrique Santos, Diretor de Pós-Vendas da Mardisa. 

A implementação da inteligência artificial da Rampfy permitiu que a Mardisa entendesse os padrões, tendências e correlações das métricas e criasse projeções de realização para cada um dos indicadores. O aplicativo envia alertas aos gestores sempre que algum desvio de rota em relação às projeções é percebido pela IA. Com isso, a Mardisa conseguiu agir com mais rapidez e assertividade, tornando sua operação mais eficiente e lucrativa, além de reduzir drasticamente o risco de perdas financeiras e de tempo.

“O tempo para agir dos gerentes melhorou significativamente com a Rampfy, graças ao recebimento de alertas de forma proativa, e também por ter todas as informações de que precisamos disponíveis na palma de nossas mãos. Isso elimina a necessidade de ficar o tempo todo procurando informações, pois elas chegam até nós na hora certa”, complementa Clóvis. 

O sucesso da implementação levou a um relacionamento contínuo entre a Rampfy e a Mardisa, com novos projetos em desenvolvimento para integrar mais sistemas e enxergar toda a operação da corporação dentro do aplicativo Rampfy. Além disso, o projeto foi tão bem sucedido que a Associação Brasileira dos Concessionários Mercedes-Benz (Assobens) resolveu levar o projeto para toda a rede.

Equipe Rampfy.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Segundo César Dias, CEO da Rampfy, a relação de open innovation entre corporações e startups oferece benefícios mútuos, pois possibilita que as partes atuem com clareza e agilidade, se ajudando. O CEO reforça a importância da cultura organizacional para que as parcerias sejam duradouras e geram alto valor. 

Segundo César, “por meio do case de sucesso como o da Mardisa, a Rampfy obteve maior penetração no setor automotivo, avançando para o mercado do México dentro dessa vertical e nos tornando a solução mais utilizada para acompanhamento de indicadores e métricas no mundo automotivo”.

“Falando da diferença que startups fazem na atuação junto a empresas tradicionais, a velocidade com que as coisas acontecem é totalmente diferente, porque os processos são menos burocráticos. Além de que, quando desenvolvemos algo, nós entramos na corporação, pensando no problema em questão e atacando aquilo que realmente importa, sem travas relacionadas a um modelo específico de ferramenta ou solução” afirma César.

A Rampfy foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as startups mais atraentes para o mercado corporativo na categoria de Productivity. Para o CEO, “estar no Ranking contribui muito com a visibilidade da Rampfy frente às empresas cujos problemas são semelhantes, nos mais diversos setores de atuação”.   

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

“Muito além de toda a parte de mídia espontânea – importantíssima para qualquer startup -, o fato é que nos sentimos ‘endossados’ pela visibilidade da plataforma 100 Open Startups, que busca divulgar para todo o ecossistema de inovação a solução que oferecemos”, complementa.

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Rampfy? Acesse o link abaixo e conecte-se:

> Quero me conectar à Rampfy!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *