Case: Open Innovation para gestão de iluminação pública

Conheça o case de open innovation da Fu2re, startup carioca que criou uma poderosa ferramenta de IA para gestão de iluminação pública

A inteligência artificial (IA) tem um enorme potencial para melhorar serviços públicos, especialmente na área de infraestrutura, onde há muitas oportunidades para otimizar processos e aumentar a eficiência. Um dos setores que têm se beneficiado com a IA é o setor de Energia e Óleo & Gás

Com a IA é possível prever falhas com maior precisão e antecedência, permitindo que as concessionárias de energia realizem manutenção proativa antes que ocorra uma interrupção no serviço. Além disso, a IA pode ser usada para otimizar a distribuição de energia, garantindo que a energia seja entregue de forma eficiente e segura para os consumidores. 

A startup Fu2re, por exemplo, desenvolveu o SmartAssets, um sistema que utiliza IA para realizar o censo de iluminação pública. Por meio da tecnologia, a startup consegue detectar por visão computacional e gestão da iluminação pública partir da interpretação de imagens capturadas essencialmente por carros.

Case Fu2re: Open Innovation para gestão de iluminação pública

A Fu2re tem como propósito democratizar o uso da IA, levando seus benefícios para todos para o desenvolvimento da sociedade. Desde 2017, a startup se destaca por desenvolver e comercializar produtos com base em investimentos em pesquisa e inovação.

A startup soma uma longa lista de conexões valiosas com corporações de Energia e Óleo & Gás do Brasil e do mundo, tais como a Petrobras, SHV Energy Supergasbras, Enel, Light, Iberdrola Neoenergia, Equatorial Energia, Eletrobras Chesf, dentre outras.

Em 2018, a partir de um desafio de inovação para melhorar a eficiência do censo de iluminação pública, a Fu2re iniciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia. O censo é uma atividade realizada para coletar informações sobre a iluminação. Esse processo consiste em identificar e contabilizar todos os pontos de iluminação pública, como postes de luz, luminárias, refletores, entre outros.

O objetivo principal do censo de iluminação pública é fornecer informações para gestores públicos e empresas responsáveis pela manutenção do sistema de iluminação urbana, tais como concessionárias de distribuição de energia e PPPs. Com esses dados, é possível avaliar a eficiência do sistema de iluminação, custos e identificar pontos de falha e planejar ações para melhorar a qualidade do serviço prestado à população.

O processo convencional de mapeamento e (re)cadastramento de ativos e do parque IP baseia-se no trabalho manual, realizado por técnicos em campo. Este processo é impreciso, suscetível a erros, moroso e custoso às distribuidoras.

A startup lançou, então, o SmartAssets, uma poderosa ferramenta que aplica IA para realizar o mapeamento e a identificação de redes de distribuição de energia e iluminação pública, por meio da visão computacional. Com a IA, as concessionárias de energia podem otimizar em até 100 vezes o processo de gestão e mapeamento das redes de distribuição de energia. Com isso, uma maior precisão e velocidade do processo é garantida.

A solução já foi aplicada em áreas de concessão da Enel, em parceria com a Enel X – linha de negócio da Enel, que contribuiu com a criação da tecnologia da Fu2re. Outro grupo que tem se beneficiado com a tecnologia é o Grupo Light S.A, onde mais de 400 mil pontos de iluminação estão sendo mapeados com o uso desta tecnologia.

“Desenvolver uma solução inovadora em parceria com a Enel, que melhora a eficiência e a precisão do Censo de Iluminação Pública, desafio comum a todas as concessionárias de distribuição de energia brasileiras, é um marco para o setor energético brasileiro, pois proporciona uma melhoria da qualidade do serviço prestado beneficiando toda a sociedade”, afirma Andre Sih, Managing Partner da Fu2re.

Montagem com fotos da tecnologia da Fu2re.
SmartAssets – sistema que utiliza IA para realizar o censo de iluminação pública.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Para a startup, o relacionamento de open innovation com o ecossistema de inovação é essencial para o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas ágeis e de alto impacto. 

Com a inovação, eficiência e agilidade das startups, é possível o “desenvolvimento de soluções no estado da arte da Inteligência Artificial”, complementa Sih. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Fu2re foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de Inteligência Artificial. Segundo Andre, “estar no Ranking 100 Open Startups traz reconhecimento e uma chancela de qualidade a todas as startups premiadas, a partir de dados consolidados do mercado. É uma oportunidade de continuarmos inovando e contribuindo para o desenvolvimento de nossa sociedade”.

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Fu2re? Acesse o link abaixo e conecte-se:

> Quero me conectar à Fu2re!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *