Desafios de inovar em 2023

2023 está batendo à porta com novos desafios e, mais uma vez, os executivos vão precisar inovar!

Vivemos em constante transformação. O processo evolutivo da vida, em geral, reforça que pessoas, ações e comportamentos precisam evoluir e se adaptar. A inovação é, portanto, uma característica comum a tudo e a todos, e que sempre será fomentada a partir de novos desafios da sociedade.

Quando olhamos então para as coisas que nos rodeiam diariamente, por exemplo, smartphones e demais dispositivos tecnológicos, sempre bate aquela nostalgia do primeiro contato com um celular. Hoje, nossos celulares representam uma extensão de nós. Por meio dele, conseguimos fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Comprar, pagar, rastrear, ligar, curtir e por aí vai. 

O exemplo do celular é só a ponta de como tudo que está ao nosso redor vem evoluindo e se transformando de forma surpreendente. Novos significados, novas funções, diferentes abordagens. Cada pessoa, cada aparelho, se transforma. 

Desafios de inovar em 2023

A necessidade de transformação e adaptação é motivada quando um novo desafio é posto à mesa. Na atualidade, esses desafios são diários e isso explica por que a open innovation, pautada em ecossistemas, é a saída para suprir esses paradigmas do mercado. Separamos os principais desafios para inovar em 2023, confira: 

Pluralidade de soluções de mercado

Hoje, as possibilidades de conexão são infinitas. Temos 7.000 corporações e 25.000 startups que formam o nosso ecossistema de open innovation e que buscam colaborar para a inovação. Assim, o executivo, líder e gestor em inovação vai se deparar com milhares de soluções, o que é muito bom, pois mostra como o ecossistema de startups é vasto e cheio de oportunidades, mas, por outro lado, estará a dificuldade de realizar conexões de alto impacto. 

Como encontrar a startup certa para a sua corporação? Onde encontrar? Como identificá-la? E como gerar valor a partir dessa conexão?

Ecossistema de inovação

Para os executivos que ainda não estão presentes ativamente no ecossistema de inovação, os desafios de inovar em 2023 tendem a ficar ainda mais complexos. Os modelos lineares de open innovation, neste momento, não fazem mais o mesmo sentido que faziam pouco tempo atrás. Para avançar e produzir resultados, as corporações que estão liderando esses processos de inovação por meio da colaboração passaram a adotar modelos de Gestão de Ecossistemas.

Assim, participar ativamente do ecossistema de inovação tornou-se essencial para que executivos possam se conectar, tanto com outros executivos quanto com os empreendedores. É na rede que as trocas são realizadas, é no ecossistema de inovação que propostas de valor são geradas. 

Ou seja, para se destacar nos próximos anos, os executivos deverão saber jogar o jogo de ecossistema: como acessar, monitorar, atrair, contribuir, criar e capturar valor do que é demandado e produzido pelo ecossistema de inovação. 

Capacitação contínua e em rede

A capacitação em inovação é uma forma de se manter atualizado sobre as tendências que estão surgindo. É preciso entender processos, mudanças de rota, quais abordagens funcionam e quais não, quais são as melhores práticas para gerar valor e quais são as práticas que passaram de época. 

É entendendo o ecossistema, aprendendo em rede, que os executivos vão conseguir propor inovações mais assertivas. 

Como gerar resultados com inovação em 2023

Para gerar resultado com inovação em 2023, será preciso saber aproveitar o poder da rede e, ao mesmo tempo, não se distrair e perder tempo em meio a tantas possibilidades. 

Saímos da pandemia com um ecossistema de startups maduro e hiper conectado, gerando muito resultados. E isso é muito bom, porque mostra que, no desafio de inovar, ninguém mais está sozinho. 

A comunidade de startups é rica em soluções, propostas e valores. A grande premissa é saber filtrar para a sua realidade a solução que mais dá match. Como dissemos, acessar, monitorar, atrair, contribuir, criar e capturar valor fará muita diferença para que os processos inovadores da sua corporação e os resultados possam crescer de forma sustentável.

Em outras palavras, a boa notícia é que o número de excelentes startups que batem às portas das corporações líderes deverá, mais uma vez, aumentar muito nos próximos 12 meses, como vem acontecendo ano após ano. A má notícia é que, caso a corporação não saiba capturar valor da inovação proposta, muitas outras saberão fazê-lo.

Para fazer a diferença em 2023, saiba gerar valor 

Inovação aberta é sobre relacionamentos entre pessoas que possam se ajudar mutuamente, e isso significa geração de valor. 

Saiba, portanto, que em qualquer tipo de relacionamento de open innovation, de contratação a matchmaking, você precisa saber identificar os anseios da outra parte. É necessário conhecer a realidade da startup, da sua corporação e o que as duas partes têm a contribuir. 

Há muito valor em soluções sendo gerado no ecossistema de inovação, e o grande diferencial é saber identificar, lidar e proliferar esses relacionamentos. 

Saber extrair esses valores do ecossistema requer capacitação em inovação. 

A capacitação precisa ser contínua e em rede, de forma que executivos com problemas similares possam se apoiar e consigam, conjuntamente, transformar suas realidades, a partir das soluções propostas pelas startups. 

Todas essas ações são trabalhadas no Programa 100-10-1 Startups, programa de capacitação em rede para a formação de mentores de startups. O Programa está capacitando milhares de pessoas que já perceberam que a capacitação em inovação é necessária para escalarem suas carreiras e para otimizarem os processos inovadores dentro de suas corporações.

Logo com a escrita Programa 100-10-1 Startups - PROGRAMA EXECUTIVO DE CERTIFICAÇÃO DE MENTORES DE STARTUPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *