Capacitação em Inovação: como gerar conexões de valor 

A Capacitação em Inovação é a carta de ouro para gestores e líderes que fazem parte de grandes corporações e que querem se destacar no ecossistema de inovação.

A open innovation – inovação aberta – ganhou muita força nos últimos anos, e centenas de corporações adotaram essa estratégia visando um crescimento sustentável. Porém, ainda é comum que corporações tenham dúvidas de como extrair, de fato, valores e resultados positivos a partir desta prática, sendo que o universo da open innovation abriga um vasto ecossistema de inovação. 

Soluções tecnológicas à parte, a open innovation é, na verdade, uma estratégia sobre relacionamento, uma estratégia sobre pessoas. 

Geralmente, a pessoa que conduz esse relacionamento com a startup é um executivo, um gestor da área de inovação ou um líder de time, por exemplo. São essas pessoas que erguem a bandeira da inovação dentro da empresa e, normalmente, possuem equipes enxutas e recebem demandas de todas as áreas para levantar soluções inovadoras para os desafios internos da empresa. 

Sendo a open innovation uma estratégia sobre pessoas, a capacitação em inovação, com foco no preparo para gerir projetos dentro das corporações, tornou-se muito necessária. A partir da capacitação, é possível entender como o ecossistema funciona, aumentando as probabilidades de criar conexões de valor

Porém, está cada vez mais visível que a inovação não é uma responsabilidade de um grupo isolado. A inovação é um instrumento de todos, de cada área, de cada colaborador. 

Transformação Cultural e Open Innovation

Ao longo dos últimos anos, a 100 Open Startups identificou, em um levantamento com corporações líderes em inovação no Brasil, que o maior desafio para obter resultados com open innovation está relacionado ao pilar fundamental, que são as pessoas. Faltam, nas empresas, mais pessoas com experiência e uma cultura de fato propícia à inovação aberta, o que ressalta a necessidade de se implementar ações de Transformação Cultural dentro das corporações.  

O preparo de times é um dos elementos necessários para se estabelecer uma Transformação Cultural de impacto. Por isso, a Cultura e a Open Innovation conversam muito e, a partir delas, surge o termo Cultura de Inovação, um movimento sobre como as pessoas que fazem parte de uma corporação podem trazer ideias inovadoras, agregando valor a partir do relacionamento com agentes externos, como startups. 

Aqui no Blog, já falamos sobre os 4 pilares fundamentais para implementar uma Transformação Cultural, sendo eles: Capacitar; Empoderar; Comunicar; Premiar, todos eles sustentados pelo exemplo dos Líderes.

Capacitação em inovação

Para suprir esse desafio de ter mais pessoas capacitadas para gerarem bons resultados com a open innovation, a 100 Open Startups idealizou o Programa 100-10-1 Startups. O Programa guia colaboradores em uma jornada para conhecer, se relacionar e contribuir, na prática, com as open startups. 

O Programa é dividido em três fases, sendo elas: 

Fase 100: conhecer 100 startups. Neste momento, o praticante tem acesso a diversas informações de startups de acordo com suas áreas e temas de interesse, e, a partir das informações dos modelos de negócios, o praticante avalia o grau de maturidade da startup e da inovação. Conhecer o que há no mercado e a pluralidade de ideias inovadores é, sem dúvidas, um elemento super importante para quem lida com a inovação. 

Fase 10: Nesta fase, o praticante parte para uma ação mais direta, onde conversa com 10 startups que foram avaliadas na Fase 100. O objetivo desta fase é aprofundar o conhecimento sobre as soluções e os desafios das startups. 

Fase 1: Na última fase, o praticante escolhe uma startup para acompanhar e contribuir ao longo de seis meses. Ao final deste período, ele recebe o título de mentor de startups. Ao escolher e acompanhar startups, o praticante tem a possibilidade de viver a cultura da startups, de estar por dentro de como os processos e soluções são desenvolvidas e entregues. É a chance de conhecer verdadeiramente como uma startup opera. 

Ao longo da jornada de capacitação em inovação, é trabalhado, portanto, a capacitação e a conexão, onde executivos, por meio da interação direta como advisors e mentores de startups, conseguem expandir suas habilidades em open innovation. Além disso, é oferecido o aprendizado em rede, onde os praticantes podem contribuir entre si com discussões e trocas sobre os desafios das suas startups mentoradas e até mesmo dos desafios de open innovation que eles enfrentam em suas corporações.   

Sendo a open innovation uma via de mão dupla, o Programa fomenta que os praticantes entendam o universo das startups, e essas recebem feedbacks de como suas soluções e processos podem melhorar e como conquistar mais crescimento no ecossistema de inovação. 

Como o Programa suporta uma Transformação Cultural?  

O Programa é uma ação que alimenta processos de Transformação Cultural. Ele foi desenvolvido com a premissa de capacitar colaboradores e executivos a serem mentores de startups, além de avaliar e se conectar com startups. Esse processo ajuda as corporações a empoderar diversas áreas de negócios, estando ou não envolvidas com a inovação. Essa prática ajuda na disseminação da prática da open innovation e reafirma que todos podem estar envolvidos, e não apenas uma área da empresa.

O 100-10-1 é todo gamificado, e os participantes ganham pontos a partir da qualidade dos feedbacks enviados às startups. A partir dessas pontuações, a empresa pode divulgar internamente quem são os colaboradores que estão se destacando no Programa, suportando estratégias de comunicação e reconhecimento. Essas estratégias ajudam a criar modelos a serem seguidos pelos demais, além de alinhar expectativas esperadas da empresa em relação a esses participantes internos.

Além de tudo isso, quando a liderança se engaja no 100-10-1, e é exemplo para os demais colaboradores, a participação aumenta, sem falar que fica mais fácil a empresa entender a importância de participar desse processo para consolidar a prática da open innovation em sua cultura.

Você acredita que sua empresa deveria ter mais executivos conectados e atentos às inovações propostas por startups? 

Conquistar uma verdadeira transformação e consolidar a cultura da open innovation faz sentido para a sua empresa? 

O Programa 100-10-1 Startups vai potencializar esta jornada com você! Saiba mais e faça parte do time que está construindo o futuro da open innovation no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *