Transformação Cultural e Open Innovation: uma jornada de expansão

Quando pensamos na manutenção e expansão da Open Innovation com Startups no Brasil, diversas corporações levantam uma dor em comum: a Transformação Cultural

O desafio de implementar a transformação cultural em organizações sempre foi um tema latente, mas, devido às mudanças cada vez mais exponenciais, aceleradas pela pandemia de Covid-19, esse tema tem ganhado força e um espaço importante na estratégia das empresas. 

Como já demonstrado por inúmeros estudos da 100 Open Startups, nos últimos anos, passamos por uma verdadeira revolução nos modelos de inovação e empreendedorismo. Estamos vivendo uma era em que a inovação é baseada em colaboração, plataformas de negócios, ecossistemas de inovação, capacidades dinâmicas e metodologias ágeis.

Para começarmos, você sabe o que é cultura?

Os especialistas Sandro Magaldi e José Salibi Neto, no livro “O novo código da cultura”, definem cultura organizacional como sendo “um conjunto de crenças e valores que traduzem o jeito que a empresa faz as coisas”, ou seja, a forma como as entregas são realizadas, além de como relacionamento entre colaboradores acontece.

Outra definição interessante é a apresentada pela Qulture.Rocks, que diz:

Cultura é um sistema que tem como entradas valores, exemplos, rituais, ações, entre outros fatores (deliberados ou não) e como saída, a forma com que as pessoas se comportam em uma organização. 

Por se tratar de um tema super denso, existem vários tipos de definições, mas, de forma geral, a cultura é o resultado das interações, comportamentos, crenças e valores entre indivíduos em um determinado ambiente.

Podemos perceber que, independente da definição, a cultura de uma organização depende de como seus colaboradores agem no dia a dia e da forma como se relacionam. 

Como a transformação cultural pode ajudar sua empresa a disseminar a prática da Open Innovation?

Para o êxito de qualquer transformação, a cultura da empresa precisa ser modelada para implementar mudanças. Por exemplo, se uma empresa quer passar por uma transformação digital, não basta só implementar a melhor ferramenta que existe. É necessário vincular esses novos processos e ferramentas à cultura da empresa, ou seja, aquilo que ela acredita e espera de seus colaboradores, quando o quesito é comportamento. 

O mesmo vale para a prática de Open Innovation. Para que a empresa esteja aberta a essa ação, existe a necessidade de um alinhamento dessa estratégia com a sua cultura interna. Esse alinhamento possibilita:  

 A junção dos princípios internos da cultura de uma empresa com a prática do Open Innovation, como forma de disseminar sua importância e mostrar a expectativa em relação ao comportamento de colaboradores perante a inovação; 

Suportar a adaptação da empresa aos processos internos para realização dessa prática e conexão com startups; 

Sustentar sua estratégia de Open Innovation a médio/longo prazo;

Todo processo de transformação cultural exige tempo e um grupo de pessoas liderando essa mudança. Nunca é um processo fácil, já que a cultura é o resultado de inúmeras ações, processos e comunicação.

A 100 Open Startups, entendendo essa necessidade das corporações, lançou, em dezembro de 2021, o Movimento Cultura Aberta para Inovação, para fomentar e expandir a cultura da Open Innovation em todo o ecossistema de Open Corps e Open Startups.  

Cultura é o tema da vez e, por isso, lançamos aqui no blog uma série de conteúdos para você se aprofundar no tema e aplicar os conceitos no seu negócio. Confira todos os artigos na editoria de Cultura!

Chamado à Colaboração

Ao longo de 2022, estaremos focados em levantar e validar insights sobre Transformação Cultural e Open Innovation. 

Nosso objetivo é coletar informações de como é a cultura de inovação na sua empresa e como você se relaciona com startups. Você pode nos ajudar nessa jornada preenchendo um diagnóstico de cultura, que será fundamental para a criação de um e-book, o Guia Prático sobre Cultura Aberta para Inovação. O guia será disponibilizado gratuitamente para quem preencher a pesquisa.  

Clique nos links abaixo para fazer parte dessa transformação:

Este artigo agregou valor para você? Então compartilhe com a sua rede!

Autor: Filipe Vicinança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *