Software de controle de qualidade reduz custos e aumenta eficiência de empresa especializada papel e celulose
Com auxílio de um software especializado em controle de qualidade, a Pix Force, startup de visão computacional e processamento de imagens, ajudou a Suzano, do ramo de papel e celulose, a economizar e corrigir erros operacionais.
O controle de qualidade é um setor fundamental para o funcionamento de qualquer empresa. Afinal, esse processo é o que garante a segurança e a tranquilidade de um consumidor ao utilizar qualquer produto.
Mais do que apenas garantir o funcionamento, o controle de qualidade deve ter como missão garantir uma experiência plenamente satisfatória para um cliente. Ainda mais em um tempo de alta competitividade e exigência comercial.
No entanto, em produções de grande escala, erros são comuns. Mesmo com avaliação de profissionais competentes, é humanamente impossível garantir um controle de qualidade perfeito para todos os produtos.
Fora que a segurança desses profissionais muitas vezes pode ser posta em risco ao longo de processos mais pesados.
Felizmente, a tecnologia vem buscando cada vez mais soluções para aumentar a eficácia e a agilidade desse processo. Principalmente quando falamos do setor de inovação e das startups.
Um bom exemplo disso é o caso da Pix Force, que desenvolveu um software de controle de qualidade personalizado para minimizar erros de máquinas e sistemas da Suzano, empresa do ramo do papel e da celulose.
Em uma colaboração baseada na Open Innovation, ambas empresas trabalharam em conjunto para solucionar problemas e fomentar o crescimento de ambos os lados.
Confira mais sobre esse incrível case de colaboração!
Case Pix Force e Suzano: open innovation para segmentação de clientes via dados mobile
A Suzano, empresa especializada em papel e celulose, estava enfrentando uma série de problemas de controle de qualidade no processo de embalagem dos fardos de celulose.
Na época, muitas vezes a máquina não realizava o fechamento adequado do produto, ou algumas embalagens rasgavam ao longo do processo.
Mesmo contando com profissionais in loco para realizar o controle de qualidade, em alguns casos o fardo era enviado ao cliente com defeito e, consequentemente, era rejeitado, gerando custos de recolhimento, substituição e até multas contratuais.
Além da ineficiência operacional e altos custos, a empresa tinha que lidar com um grande desperdício de tempo e recursos para consertar essas falhas.
Foi aí que a Pix Force entrou na história. Aproveitando uma conexão com a Endeavor, parceira de longa data da Startup, a empresa iniciou seu relacionamento com a Suzano.
A proposta para o desenvolvimento de um software de controle de qualidade foi o pontapé inicial para o início do projeto de Open Innovation entre a organização e a Startup.
Antes de prosseguirmos com mais detalhes sobre o case, é importante fazer uma breve apresentação das empresas envolvidas nesse projeto.
Pix Force
A Pix Force é uma startup que desenvolve soluções personalizadas para grandes empresas utilizando tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning.
Fundada em Porto Alegre, em 2015, a iniciativa vem fornecendo soluções disruptivas baseadas em tecnologia para diversas empresas.
Fornecendo informações valiosas para os seus clientes através de aquisição e interpretação automática de imagens e vídeos, o projeto vem se destacando como uma das iniciativas inovadoras mais promissoras do mercado.
Tanto é que a Startup já apareceu 5 vezes no Ranking 100 Open Startups.
Suzano
A Suzano é uma das maiores empresas do setor de celulose e papel do Brasil e do mundo. Fundada em 1924, a organização possui uma história rica e sólida no setor de produtos florestais.
A empresa é conhecida por suas operações integradas, que envolvem desde o plantio de florestas de eucalipto até a produção e comercialização dos produtos finais.
Reconhecida internacionalmente como uma empresa líder no setor de celulose e papel, a empresa credita seu crescimento constante ao longo dos anos ao investimento na inovação.
Afinal de contas, a Suzano é uma das principais referências no uso de tecnologias de ponta para otimizar suas operações e adotar práticas sustentáveis em todo o seu ciclo produtivo.
Por isso, a solução encontrada em conjunto com a Pix Force, através da Open Innovation, se encaixou perfeitamente dentro dos ideais e valores profissionais da empresa.
Principais benefícios do case: software de controle de qualidade
O projeto de Open Innovation entre a Pix Force e a Suzano foi um grande sucesso, com o Software de controle de qualidade trazendo uma série de vantagens para a empresa do ramo da celulose.
Dentre os principais benefícios, destaca-se a redução substancial de custos, alcançada por duas razões essenciais.
Primeiramente, com a eliminação da necessidade de mão de obra humana atuando em inspeções manuais, que demandam trabalhos longos e extensivos, 7 dias por semana.
Em segundo lugar, a inteligência artificial assegura a eliminação de vícios no produto e, consequentemente, os custos associados à substituição e retrabalho de produtos defeituosos. A eficiência operacional da Suzano se tornou ainda mais apurada.
Outro benefício notável foi a garantia de segurança para os funcionários. Afinal de contas, as inspeções manuais de ativos grandes e pesados frequentemente os expõem a riscos significativos de acidentes e lesões.
Além disso, a automação inteligente permite o monitoramento em tempo real das atividades de inspeção, o que possibilita a detecção ágil de problemas e falhas.
Dessa forma, a empresa pode agir prontamente para corrigir questões antes que se transformem em problemas maiores e mais complexos
No entanto, o grande diferencial da solução proposta pela Pix Force está na alta capacidade de aprendizagem de seu software. Diferente de outras soluções cuja análise seria binária, no projeto da startup a leitura compreende informações bem mais sofisticadas.
A solução da Pix Force apresenta níveis de dano, superando as expectativas de análise e qualidade além da dor imediata do cliente.
Um dos exemplos disso é reconhecer que uma embalagem pode ter sido realizada da forma adequada, mas a impressão do rótulo está borrada, o que também resulta em não conformidades e rejeição do produto.
Como resultado deste projeto, ambas empresas estreitaram laços a longo prazo. De tal forma que a parceria continua firme até hoje.
Atualmente, a Pix Force tem desenvolvido outro projeto junto a Suzano, com foco na contagem de objetos em pallets, também utilizando inteligência artificial.
O que startups tem a oferecer às empresas?
Esse caso exemplifica bastante o papel transformador que as startups podem desempenhar dentro das empresas. Independentemente do setor, toda corporação pode se aproveitar de parcerias Open Innovation para levar sua atuação a um outro patamar.
Muitas vezes a inovação traz simplicidade maior para os processos que os clientes já possuem. No caso da Suzano, por exemplo, a solução da Pix Force veio para simplificar um fluxo de controle de qualidade que garante muito mais assertividade e qualidade para seus produtos.
Como se conectar às startups?
Faça como a Pix Force, e participe do Ranking 100 Open Startups para se conectar com as melhores startups ou as corporações mais capacitadas para esse tipo de projeto.
‘‘Como principal ranking de startups do país, o 100 Open Startups é reconhecido pelas grandes empresas, o que nos concede credibilidade e oportuniza o acesso a potenciais clientes’’, Aline Torres, gerente de marketing da Pix Force.
Esta é sua chance de se conectar ao ecossistema das startups e fazer parte da maior comunidade de Open Innovation do Mundo. Vem conhecer o trabalho da 100 Open Startups.
O que é o Ranking 100 Open Startups?
A 100 Open startups é a principal plataforma e aceleradora de inovação aberta no mercado brasileiro. Seu principal objetivo é conectar startups com grandes empresas, promovendo parcerias e oportunidades de negócios.
A empresa atua como uma intermediária entre as startups e as corporações, facilitando o processo de inovação colaborativa. Um de seus principais produtos é o ranking 100 Open Startups.
O Ranking 100 Open Startups é uma iniciativa da 100 Open Startups que busca identificar e reconhecer as startups mais atraentes para o mercado corporativo.
O ranking é elaborado com base em uma metodologia que envolve a avaliação de startups por grandes empresas e especialistas de diferentes setores.
Além da avaliação das grandes empresas, especialistas também contribuem para a classificação das startups no ranking.
Após a avaliação, as startups são classificadas em um ranking que reflete sua relevância e atratividade para o mercado corporativo.
As startups mais bem colocadas recebem reconhecimento e visibilidade, o que pode resultar em parcerias e oportunidades de negócios com as grandes empresas participantes.
O Ranking 100 Open Startups é atualizado anualmente, com a divulgação das startups selecionadas e sua classificação no ranking.
Ele serve como um indicador importante para o mercado, destacando as startups que estão se destacando na área da inovação e atraindo a atenção das grandes empresas.
Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation
A Pix Force esteve presente nas últimas 5 edições Ranking 100 Open Startups, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria Artificial Intelligence, ocupando o nono lugar da seleta lista.
Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Pix Force? Acesse o link abaixo e conecte-se.