Por que trazer uma startup para a minha empresa?

Programas de conexão entre grandes empresas e startups estão em alta. A grande empresa, na figura do dinossauro robusto e dono de boa parte do market share, abraçando o unicórnio inovador e mitológico, cujo produto não passa de uma promessa.

Mas, na prática, não é bem assim que acontece. A startup tem sim muito a ganhar com essa relação, em especial ao acessar recursos financeiros e base de dados, mas a grande empresa também se beneficia da conexão com startups. Quer ver?

  1. Startups são mais ágeis.

    Em meio a todos os desafios que qualquer empresa de qualquer setor enfrenta, startups gozam do benefício da agilidade. Elas são enxutas e sem todos os processos que burocratizam e tornam lento o processo de resolução, de forma que podem solucionar tais desafios de forma rápida, inovadora e até mesmo barata. Muitos problemas não podem espera uma resolução de longo prazo, ainda mais se ela vier acoplada de mudanças estruturais e processuais complicadas, mas, mesmo se puderem esperar, talvez apenas não devessem. Se a solução está ao alcance da mão, tão acessível e rápida, por que só lidar com o problema depois?

  2. Startups são o futuro.

    Seu market share pode estar confortavelmente dominado, uma parcela gorda dos lucros pode estar entrando todo mês e nenhuma preocupação habitando sua cabeça. Mas, quanto mais tradicional seu mercado ou a sua solução, maior o potencial de uma startup surgir, inovando a forma como o mundo resolve seu problema de mercado. Isso quer dizer que do dia para a noite, sua empresa pode se tornar irrelevante ou, pelo menos, encontrar um desafiante à altura. Por maiores que sejam seus investimentos em P&D, você não quer estar atrasado na corrida quando ainda sequer sabe quem é o concorrente. Estar em contato com startups de sua área vai mantê-lo atualizado do que está surgindo e, mais do que isso, torná-lo protagonista de qualquer mudança.

  3. Startups são mais baratas.

    Talvez o seu RH seja incrivelmente eficiente. Seu departamento jurídico, então, pode ser exemplo no setor. O marketing, nem se fala, são os melhores funcionários que já viu na vida. Mesmo assim, há muito a se ganhar associando estes departamentos de apoio com startups, e o principal benefício é custo. Algumas startups oferecem serviços inovadores que entregam por mensalidades ou acessos únicos o mesmo que um funcionário bem treinado entrega em um ano, por um valor irrisório. Algumas, trabalham lado-a-lado com estes funcionários, eliminando erros humanos, aumentando a produtividade, e, por que não, tonando-os mais felizes em seu ambiente de trabalho! Sempre há uma métrica na sua empresa que pode ser melhorada ou atingida com a ajuda de uma startup especializada, e estar em contato com o ecossistema delas é essencial para que você seja o agente desta melhora.

  4. Startups são “fora da caixa”.

    Assim como existem desafios que só podem ser resolvidos por pessoas que têm contato intensivo com ele, outros só podem ser solucionados por quem está olhando de fora. Uma perspectiva neutra, fruto da observação ou de boas práticas de mercado pode ser exatamente o que a sua empresa precisa para prosperar! O trabalho dessas startups é fazer exatamente isso, ser o respiro que vem de fora com uma proposta fora da caixa. Muitas vezes, a empresa nem mesmo consegue enxergar o problema, quanto mais a solução. Contratam consultorias caras para fazer o diagnóstico e só dali a 6 meses vão conseguir pensar em implementar algo. Startups estão um passo à frente, pois já viram o problema e estão elaborando o produto ou serviço que o soluciona.

  5. Startups são times externos.

    Sim! O que todos os investidores têm dito, hoje em dia, é que não compram a ideia da startup, ou mesmo suas premissas financeiras, mas sim seu time. Isso é dizer que você estará em contato com pessoas brilhantes que não estão inseridas na cultura e dia-a-dia da sua empresa – nem vão estar em nenhum momento próximo, justamente por terem perfil empreendedor e proativo, que não se encaixariam em um trabalho tradicional. Ao se conectar com suas startups, você terá esse braço de trabalho pensando em resolver os problemas da sua empresa, sem para isso contratá-lo! É o acesso a profissionais únicos que não entrariam em contato pelo seu recrutamento.

Existem muitos outros motivos, e é claro que cada empresa terá o seu, mas se ao menos um destes motivos fez sentido para a sua empresa, corra para tornar esse relacionamento uma realidade. No que o 100 Open Startups puder te ajudar neste processo, estamos à disposição! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *