Case: Open Innovation para automação de processos de compras

Conheça o case de open innovation da Smarkets, em parceria com a Accenture, que implementou a automação de processos de compras. 

 

A tecnologia e a inovação têm sido fundamentais para a promoção de produtos e serviços para corporações do varejo e da indústria. Com a evolução tecnológica e o surgimento de novas soluções digitais, as corporações têm cada vez mais ferramentas para otimizar o dia a dia no processo fabril, por exemplo. 

 

A automação de processos de compras é um processo que envolve o uso de tecnologia para automatizar tarefas repetitivas e manuais que são comuns em departamentos de compras. Isso pode incluir desde a criação de requisições de compras até a emissão de ordens de compra, recebimento de mercadorias e pagamento de fornecedores.

 

A automação de processos de compras pode trazer muitos benefícios para as corporações, incluindo redução de erros, maior eficiência operacional, visibilidade completa de todos os processos de compras e economia de tempo e de dinheiro. 

 

A Smarkets é referência no assunto. A startup fundada em 2014, inovou ao criar uma solução para facilitar a vida de diversos setores, desde a indústria,  varejo e setor de serviços. A solução da startup visa transformar o processo de suprimentos, usando tecnologia para possibilitar melhores decisões. Por meio de robôs, análises de dados e estratégia por segmento, a startup ajuda as corporações em processos de aquisição de produtos e contratação de serviços. 

Case Smarkets: Open Innovation para automação de processos de compras

 

A Smarkets captura informações por meio de automações e concentra os dados em sua plataforma. Com base nos dados, a startup consegue entender quais são as demandas de compras das corporações e, assim, os robôs passam a atuar na automação das aquisições, utilizando negociações colaborativas disponíveis ao ecossistema. Muitos dos processos não precisam de intervenção humana. Por exemplo, os robôs conseguem identificar produtos que são comprados de maneira recorrente e que tenham sido negociados recentemente. Em outras etapas do processo, a intervenção humana é necessária, quando por exemplo é preciso cotar produtos específicos com mercado fornecedor ou mesmo fazer negociações estratégicas para estabelecer acordo de parceria. Além da tecnologia, a Smarkets possui especialistas em negociação, que ajudam as corporações em processos mais específicos e estratégicos.  

 

Com essa experiência na área, a Smarkets chamou a atenção da Accenture, que atuava com transformação de suprimentos, líder de mercado no segmento de tubos, conexões e materiais hidráulicos. 

 

A empresa tinha como grande desafio realizar, de forma dinâmica e prática, as compras de itens da curva C. Ou seja, itens que são necessários ao processo de produção, mas não necessariamente estão diretamente dentro do processo, como peças para manutenção dos equipamentos, EPIs para os funcionários, materiais de escritório e limpeza, em resumo, compras do dia a dia. Com uma grande demanda de compra, a empresa tinha milhares de fornecedores pulverizados e gerir cada um e cada item a ser comprado demandava muito tempo e o custo era extremamente alto. 

 

A Smarkets iniciou a parceria com a Accenture em 2020. Assim, todo o processo de análise de implementação da solução foi construído pela experiência de automação de compras da Smarkets e com a experiência de transformação digital da Accenture. 

 

A implementação da solução contribuiu para a redução de trabalho humano repetitivo, uma vez que os robôs assumiram o processo de análise e curadoria de compras dos itens do dia a dia, bem como houve a redução de custo operacional, agilidade e uma organização mais assertiva do catálogo de itens necessários para a realização das atividades cotidianas da empresa, uma vez que, com a plataforma, a Smarkets criou uma base de dados histórica sobre os itens. Além disso, a empresa passou a monitorar os KPIs de performance para a gestão adequada de compras.  

 

Atualmente a operação  realiza mais de 4000 transações por mês, sendo que mais de 60% são processadas com SLAs de 24 a 48 horas . O atendimento com essa agilidade só foi possível com a implementação do robô, aliada à expertise do time de especialistas da Smarkets. Um processo de atendimento de requisição por um colaborador, que levaria mais de 10 minutos, é feito em menos de 1 minuto pelo robô. Com o sucesso da parceria, a Smarkets e a Accenture têm mantido o relacionamento com a empresa desde então e atualmente estão desenvolvendo outros projetos em pipeline.

 

A Smarkets foi premiada em duas edições do Ranking 100 Open Startups na categoria TOP Marketplace. Além disso, a startup foi reconhecida como Open Scaleups, que destaca as startups que tiveram receita anual acima de US$ 2,5 milhões, investimento acumulado acima de US$ 2,5 milhões ou foram adquiridas em processo de M&A.

 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Smarkets? Acesse o link abaixo e conecte-se:

 

>> Quero me conectar à Smarkets!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *