Case: Open Innovation para gestão de ativos digitais

Conheça o case de open innovation da Yapoli com a Eurofarma e como a startup implementou o DAM, uma ferramenta para gestão de ativos digitais. 

 

A transformação digital é fundamental para que as corporações se mantenham competitivas e eficientes em um mercado cada vez mais exigente e acelerado. Com a adoção de tecnologias inovadoras, como as ferramentas de inteligência artificial, é possível otimizar processos, reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

 

Nesse sentido, o Digital Asset Management (DAM) é uma solução que permite às corporações gerenciar e distribuir seus ativos digitais de forma mais eficiente e escalável. Com o DAM, as corporações podem centralizar seus arquivos em um único lugar, tornando-os facilmente acessíveis para todas as áreas da organização. Além disso, a solução permite a busca rápida e precisa dos ativos, garantindo maior agilidade e eficiência nas atividades de trade marketing, vendas e comunicação, por exemplo.

 

A startup Yapoli, fundada em 2018, oferece uma plataforma inteligente de governança corporativa, gestão e distribuição de ativos digitais para grandes corporações. Por meio do uso de tecnologias de inteligência artificial, a plataforma da Yapoli permite que as empresas tenham acesso aos seus ativos digitais de forma mais rápida, segura e organizada, permitindo uma gestão mais eficiente e escalável dos recursos.

Case Yapoli e Eurofarma Paraguay: Open Innovation para gestão de ativos digitais

 

A open innovation tem se mostrado uma ótima opção para as corporações que buscam soluções eficientes para os seus problemas. É o caso da Eurofarma, gigante do setor de fármacos, presente em todo o território latino-americano. Mais especificamente, a Eurofarma Paraguay encontrou na Yapoli uma solução para a sua dor.

 

A farmacêutica perdia muito tempo buscando materiais feitos em outras unidades internacionais com o objetivo de reusá-los. Contudo, por não terem uma plataforma de gestão de ativos, muitos desses materiais não eram encontrados e, por isso, a corporação mandava produzir novamente. Com isso, era gasto, desnecessariamente, valores financeiros para a produção de novos materiais. Além disso, as equipes pediam horas buscando esses materiais e não priorizam as atividades de suas funções. 

 

Quando iniciou o relacionamento de open innovation com a Yapoli, em 2022, a corporação conquistou benefícios de imediato. 

 

Primeiramente, os ativos digitais criados em outros países puderam ser compartilhados com todos, eliminando os custos usados para as produções locais. E ainda, as horas perdidas por profissionais buscando materiais foram deslocadas para tarefas mais necessárias, melhorando a performance do time de marketing. O tempo de busca de materiais caiu de 2 horas para 10 segundos, ao utilizar filtros de busca, tags automatizadas e metadados, ferramentas implementadas pela Yapoli. 

 

A plataforma possibilitou, ainda, o acesso de agências e produtoras, sem que as mesmas tivessem acesso à rede interna da corporação, o que aumentou a segurança das informações. A utilização da plataforma permitiu à Eurofarma Paraguay taguear os ativos de forma automática, melhorando o processo de busca e, principalmente, ajudando a organizar melhor os conteúdos.

 

Atualmente, a Yapoli continua se relacionando com a corporação e novos projetos estão sendo desenvolvidos. Um deles é a implementação de um workflow para desenvolvimento de peças criativas. 

 

Além da Eurofarma, a Yapoli tem em seu portfólio cases com outras grandes corporações, como Havaianas Global, Hering, Flamengo e Petrobras.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

 

Segundo Adalberto Generoso, Fundador e CEO da Yapoli, o relacionamento entre open startups e open corps precisa funcionar como uma “via de mão dupla para a construção de inovações disruptivas”. 

 

“É importante, para o crescimento sustentável e competitividade, que as corporações saem da zona de conforto e deem espaço e oportunidades para que startups possam implementar soluções especializadas”. 

 

O CEO complementa que as startups podem agregar muito valor no dia a dia das corporações, por meio da criatividade, de valores atrativos, de inovações de alto impacto, de desconstrução e, principalmente, da disrupção nos processos rígidos que a maioria das corporações ainda possuem. 

 

A Yapoli foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria MarTechs. Segundo Adalberto, “o Ranking 100 Open Startups é uma vitrine de oportunidades diante do hall de empresas que acreditam, patrocinam e valorizam o maior Ranking corporativo da América Latina.

 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Yapoli? Acesse o link abaixo e conecte-se:

 

>>> Quero me conectar à Yapoli!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *