Case: Open Innovation para acessibilidade digital

Conheça o case de open innovation da Octágora e como a startup implementou sua solução de acessibilidade digital em grandes bancos. 

 

A acessibilidade digital desempenha um papel fundamental na inclusão de pessoas com deficiência no mundo digital. Com o avanço da tecnologia e o surgimento de startups inovadoras, temos presenciado um aumento significativo das oportunidades e benefícios proporcionados a essa parcela da população. Essas tecnologias e iniciativas têm contribuído positivamente para garantir que todos possam participar plenamente da sociedade digital, promovendo a igualdade de acesso e a participação ativa de pessoas com deficiência.

 

É importante destacar que a acessibilidade digital engloba a remoção de barreiras que impedem pessoas com deficiência de utilizar e aproveitar plenamente os recursos disponíveis na internet e em outras plataformas digitais. Essas barreiras podem ser de natureza visual, auditiva, motora ou cognitiva. Portanto, é fundamental que as tecnologias e as startups desenvolvam soluções que atendam a essas diversas necessidades.

 

Com o objetivo de garantir que pessoas com deficiência tenham acesso igualitário aos canais de atendimento das empresas, surgiu em 2022 uma nova lei do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). De acordo com a legislação, fornecedores dos serviços regulados pelo Poder Executivo federal como telecomunicações, energia elétrica, água, serviços de saúde, bancos, entre outros, são obrigados a disponibilizar opções acessíveis de atendimento, como chat, e-mail e videocall com intérpretes de Libras, além de adaptar seus canais telefônicos para atender às necessidades das pessoas com deficiência auditiva, como a disponibilização de atendimento por meio de mensagem de texto. 

 

Com a nova lei, corporações de diversos segmentos estão buscando soluções para melhorar as suas centrais de atendimento. E é exatamente esse o trabalho desenvolvido pela startup Octágora

 

Como a Octágora implementou a acessibilidade digital em grandes bancos

 

Fundada em 2020, a Octágora inovou ao criar uma plataforma que permite que empresas garantam inclusão e mais autonomia para pessoas com deficiência auditiva. Como diferenciais, a ferramenta da startup oferece uma solução via web, sem instalação de software, permitindo uma implantação ágil, e controles que garantem rastreabilidade, ambos de acordo com os requisitos de Segurança e Privacidade (LGPD). Além disso, a equipe da startup conta com um time de especialistas em Customer Experience, que auxilia na construção da jornada e fluxo de atendimento mais adequado às características da operação. 

 

Toda essa expertise chamou a atenção de grandes bancos, como: Bradesco, Santander, Next, Digio e BMG, e de varejistas como a Via, detentora das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com. As dores de todas essas corporações eram bem semelhantes: assegurar que todos os consumidores tivessem acesso a serviços de atendimento efetivo e inclusivo, promovendo a acessibilidade e a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência.

 

Com a combinação de recursos audiovisuais e um robusto sistema de gestão de atendimento, a startup implementou o atendimento em Libras em diversos clientes, que passaram a ter um atendimento interativo e visual, de acordo com a lei do SAC.

 

Com o sucesso da implantação, a startup está agora implementando a solução de acessibilidade digital, com foco em atendimento em Libras, em outras corporações. 

 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

 

Segundo Marcelo Izumi, Cofundador e Diretor de Negócios na Octágora, a colaboração entre startups e corporações possibilita a implantação de soluções no tempo em que as mudanças acontecem no ambiente de negócios. Para ele, a inovação aberta permite encurtar o prazo para executar e validar modelos e projetos estratégicos com grande potencial de impacto. 

 

As startups, em geral, têm a oferecer às empresas que estão buscando repensar seus processos e métodos de trabalho uma metodologia ágil focada na execução. Embora errar rápido nem sempre seja uma opção viável para as corporações estabelecidas, a capacidade de pivotagem está enraizada no DNA das startups com base tecnológica. Essas empresas aprendem no menor tempo possível, otimizando esforços e permitindo que as corporações absorvam conhecimentos e tecnologias em estágio mais maduro para consumo, testes e validações. Ao se envolverem com startups, as empresas podem aproveitar a mentalidade ágil e a cultura de experimentação, impulsionando a inovação e a eficiência em seus próprios processos e métodos de trabalho.

 

A Octágora foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de Customer Services. Segundo Marcelo “A credibilidade da 100 Open Startups junto ao ecossistema de inovação atrai a curiosidade e o interesse por parte das grandes corporações e, por isso, estar no Ranking possibilita que novos negócios sejam fechados com players importantes”. 

 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Octágora? Acesse o link abaixo e conecte-se:

 

>> Quero me conectar à Octágora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *