Case de ecossistema circular e smartphones: conheça a solução da Trocafone

Confira o case de ecossistema circular idealizado pela Trocafone. Parte da proposta de valor do ecossistema circular inclui ainda benefícios para o consumidor final. 

Publicado por Bridge Ecosystem / Escrito por Aline Faria – Pesquisadora da FEA/USP

A Trocafone foi fundada por dois argentinos que resolveram experimentar, no mercado brasileiro, uma nova proposta de valor. A ideia do negócio veio após Guillermo Freire, sócio de seu xará, Guillermo Arslanian, voltar de um MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Freire andava pelas ruas de Buenos Aires quando foi roubado e ficou sem seu iPhone. Naquele momento, Freire decidiu que queria um telefone parecido, porém usado. Além da sua experiência de compra no marketplace não ter sido boa, o smartphone comprado por ele não funcionava bem. Ao entrar em contato com o vendedor, a firma argumentou que ela era apenas uma intermediária. Foi então que Freire percebeu a oportunidade de um negócio que buscasse solucionar as dores na compra e venda de celulares usados

Com a ideia em mente, Freire e Arslanian viam no gigante mercado brasileiro uma oportunidade melhor do que na Argentina. Os dois parceiros se mudaram para São Paulo em 2014 e estavam dispostos a democratizar ainda mais o acesso a smartphones. O alvo era a grande quantidade de pessoas que ainda viam o preço e a falta de confiança na compra pela internet como grandes barreiras em ter um dispositivo desse tipo.

Quer saber como a Trocafone implementou a economia circular? Então confira aqui o artigo na íntegra.

Confira também: Transição para um Ecossistema Circular em 6 passos

Esta é uma produção realizada pelo Bridge Ecosystem, Joint Lab entre a USP e a 100 Open Startups, que tem como objetivo a geração de novas metodologias e ferramentas para a gestão de ecossistemas de inovação.

A iniciativa foi criada com intuito de gerar metodologias e ferramentas para gestão de inovação e empreendedorismo no contexto de ecossistemas e veio em resposta à manifestação de gestores de open innovation que apontaram que a prática da inovação já não podia ser tão bem explicada pelas teorias, modelos e conceitos tradicionais.

A gestão de ecossistemas de inovação é tema essencial para a open innovation. Por isso, todos os meses, o Bridge Ecosystem tem espaço garantido na Open Innovation Week | Oiweek, principal encontro dos atores do ecossistema de inovação para trocar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.