Data Literacy: Por que a alfabetização em dados pode alavancar novos negócios em ecossistemas digitais?

Para participar dos chamados ecossistemas baseados em plataformas digitais, cada organização deve identificar como a alfabetização em dados vai melhorar sua capacidade de inovar e prosperar nesse novo ambiente 

Publicado por Bridge Ecosystem
Escrito por Ana Facin- Docente na Universidade Estadual Paulista 

Nesse texto, Ana Facin, Docente na UNESP, fala sobre a Alfabetização em Dados (Data Literacy), e como ela pode alavancar novos negócios em ecossistemas digitais. Uma definição genérica para alfabetização em dados é a de um conjunto de habilidades em torno do uso de dados, que inclui a capacidade de compreender, encontrar, coletar, interpretar, visualizar e apoiar um argumento (ou decisão) usando eticamente os dados.

A alfabetização em dados tem se tornado cada vez mais importante para indivíduos, empresas e governos para a compreensão e o pensamento crítico do ecossistema digital no qual estamos cada vez mais envoltos.

A falta de alfabetização em dados coloca indivíduos suscetíveis a riscos e a danos pessoais, sociais, físicos e financeiros, além de limitar também sua capacidade de ser proativos em uma sociedade cada vez mais baseada em dados. Deficiências na alfabetização de dados podem ter como resultado a desinformação e má informação, da mesma forma como acontece quando temos deficiência na alfabetização em nossa própria língua.

Se interessou pelo conteúdo? Leia na íntegra.

Esta é uma produção realizada pelo Bridge Ecosystem, Joint Lab entre a USP e a 100 Open Startups, que tem como objetivo a geração de novas metodologias e ferramentas para a gestão de ecossistemas de inovação.

A iniciativa foi criada com intuito de gerar metodologias e ferramentas para gestão de inovação e empreendedorismo no contexto de ecossistemas e veio em resposta à manifestação de gestores de open innovation que apontaram que a prática da inovação já não podia ser tão bem explicada pelas teorias, modelos e conceitos tradicionais.

A gestão de ecossistemas de inovação é tema essencial para a open innovation. Por isso, todos os meses, o Bridge Ecosystem tem espaço garantido na Open Innovation Week | Oiweek, principal encontro dos atores do ecossistema de inovação para trocar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.