Case: Open Innovation na Agroindústria

Conheça o case de sucesso da startup ManejeBem com a Ambev para o desenvolvimento da agroindústria por meio de assistência técnica agrícola 

A ManejeBem, startup catarinense fundada em 2018, tem como foco a estruturação de sistemas produtivos rurais voltados para a indústria, governos e organizações. A solução da startup tem como grande diferencial o desenvolvimento social, por meio de assistência agrícola, de pequenos produtores rurais

A startup acredita que, por meio da implementação da sua solução, é possível mitigar a falta de assistência técnica especializada em produção sustentável e impactar positivamente a vida de agricultores familiares.

A ManejeBem capta dados do campo, favorecendo o planejamento de ações e acompanhamento de impactos relacionados à sustentabilidade. 

Como a ManejeBem implementou a assistência técnica agrícola 

A solução da startup despertou o interesse da Ambev, uma vez que a corporação buscava se aproximar de pequenos produtores rurais no interior do Maranhão para o desenvolvimento de uma nova cerveja, a Magnífica. 

A cerveja é feita a partir da mandioca, um ingrediente típico da região nordestina. A Ambev tinha como objetivo, por meio da parceria com os agricultores locais, não só conseguir uma matéria-prima de qualidade, mas também fomentar o desenvolvimento da economia local e da cadeia produtiva, promovendo engajamento social e garantindo investimento local.

Em 2019, a startup iniciou a aplicação da solução na região de Tabuleiro de São Bernardo, no interior do estado do Maranhão, com a participação de 56 agricultores locais. Uma série de diagnósticos e visitas foi feita para identificar as dores e dificuldades dos produtores, com o objetivo de implementar uma tecnologia que atendesse a todos

Segundo Juliane Lemos Blainski, Cofundadora e CEO da ManejeBem, entregar valor para todas as pontas sempre foi um objetivo da startup. 

O projeto contou com a participação de uma equipe local de técnicos, que, antes da implantação da tecnologia da ManejeBem, era responsável pela assistência de 900 agricultores. Esse acompanhamento era feito a partir de visitas locais, o que dificultava dar assistência a todos. Após a implantação da tecnologia, o atendimento passou a ser feito via aplicativo, aumentando em 300% a capacidade de assistência técnica. Com essa otimização, a partir das informações coletadas, a startup gera dados e abastece um histórico digital dos atendimentos. 

A startup promoveu, ainda, uma série de treinamentos de boas práticas agrícolas com os agricultores locais, para que eles aplicassem em suas plantações. Os dados levantados pela ManejeBem indicam uma melhoria de 50% dos parâmetros agronômicos, desde o início dos treinamentos, e ainda 62% de melhoria no que tange a sustentabilidade das plantações, uma vez que 524 kg de agrotóxico deixaram de ser aplicados em 70 hectares. 

A ManejeBem constatou ainda que, a cada R$ 1,00 investido, R$ 5,00 foram devolvidos para as comunidades, já que houve diversas melhorias, desde a infraestrutura para escoamento da produção até o aumento do poder financeiro dos agricultores parceiros e maior abertura para renegociação de dívidas e liberação de crédito rural. 

Parceria de Open Innovation

Juliane afirma que o olhar atento da Ambev sobre a importância da conexão com startups foi o grande diferencial para que a tecnologia fosse desenvolvida, já que a startup ainda estava em processo de ideação da tecnologia quando iniciou o programa de aceleração, na própria Ambev. 

A partir de trocas constantes e feedbacks, a Ambev participou diretamente nos processos de validação e de melhorias da ferramenta, possibilitando, inclusive, que a startup disponibilizasse a tecnologia para outros clientes. 

Para Juliane, é necessário que as corporações entendam qual o papel de uma startup e como ela pode contribuir para o desenvolvimento da solução, estabelecendo, assim, uma relação ganha-ganha. 

“Para nós, da Ambev, a conexão com a ManejeBem trouxe mais visibilidade ao campo, possibilitando que as nossas ações levassem mais impacto ambiental e social aos pequenos produtores”, afirma Vitor Monteiro, Gerente de Sustentabilidade Agro na Ambev. 

Ranking 100 Open Startups

A ManejeBem foi premiada na categoria TOP 10 AgriTechs do Ranking 100 Open Startups 2021, por seu desempenho em open innovation.

Segundo Juliane, a premiação demonstrou a importância da solução desenvolvida pela ManejeBem, gerando um grande reconhecimento midiático e fomentando ainda mais a meta de crescimento para 2022. 

A Ambev foi a TOP 1 na categoria TOP Open Corps 2021. 

Quer ficar por dentro de mais cases de open innovation? Confira aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *