Case: Open Innovation para visão computacional 

Conheça o case de open innovation da Pix Force e como a startup auxiliou a Petrobras na implementação da visão computacional para aumentar a segurança de seus colaboradores. 

A inteligência artificial tem sido cada vez mais utilizada pelas corporações como uma forma de aumentar a segurança de seus processos e sistemas. Uma das áreas em que essa tecnologia tem se destacado é a visão computacional, que permite que os computadores “enxerguem” o ambiente ao seu redor e identifiquem objetos e pessoas com precisão.

Por meio da visão computacional, torna-se possível monitorar áreas de alto risco, tais como regiões com intenso fluxo de veículos ou cargas, atividades realizadas em espaços confinados, trabalhos em altura, dentre outras atividades de risco. Além disso, é possível identificar intrusos e comportamentos suspeitos, reconhecer placas de veículos e até mesmo detectar objetos abandonados em locais inadequados. Todas essas tarefas podem ser executadas de maneira automática e em tempo real, permitindo uma resposta rápida e eficiente em caso de qualquer desvio que possa se tornar um incidente ou acidente fatal.

A startup Pix Force vem revolucionando o mercado de tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning. Fundada em 2015, na cidade de São Leopoldo/RS, a startup tem como foco fornecer soluções capazes de analisar e interpretar automaticamente imagens e vídeos, gerando informações valiosas para seus clientes.

A startup está desenvolvendo uma plataforma de visão computacional que utiliza câmeras de monitoramento e algoritmos de inteligência artificial para identificar pessoas, objetos em tempo real e, também, interpretar comportamentos humanos, identificando incidentes e acidentes, enviando alertas para as autoridades competentes em caso de riscos. 

Case Pix Force e Petrobras: Open Innovation para visão computacional 

Com os diversos benefícios que as tecnologias de visão computacional, inteligência artificial e machine learning oferecem, corporações de todos os segmentos, como shoppings, condomínios e indústrias, têm implementado tais ferramentas dentro de suas organizações. 

A parceria entre a Pix Force e a Petrobras, que se deu por meio do programa Conexões Sebrae, em 2021, resultou em um case de sucesso. A colaboração envolve o desenvolvimento de uma plataforma para gestão de riscos na área de SMS – Saúde, Meio Ambiente e Segurança | EHS  em – Environment, Health and Safety, que tem como objetivo processar vídeos automaticamente disponibilizados pelo sistema de segurança da planta de uma das unidades da Petrobras, que possui 80 câmeras. 

A plataforma, que ainda está em desenvolvimento, funciona como um sistema de gestão de riscos, onde todos os dados são armazenados e alimentam um BI, que permite buscas por palavras-chave. Atualmente, a plataforma conta com detecção de desvios para cinco eventos, sendo: circulação de pessoas, uso do corrimão, uso do lava olhos, veículo em alta velocidade e uso de EPI’s. 

Um dos principais diferenciais é que os usuários podem criar seus próprios eventos para identificar possíveis desvios usando objetos já cadastrados na plataforma. O propósito principal dessa ferramenta é atuar na causa raiz de acidentes graves e fatais, ajudando a prevenir e corrigir os desvios para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e a continuidade das operações da corporação.

No projeto em desenvolvimento utiliza redes neurais de IA para analisar automaticamente os vídeos e identificar desvios. A Pix Force vem medindo os resultados da ferramenta. Até o momento, quatro eventos foram mapeados e serão integrados à plataforma. 

Com a utilização da tecnologia desenvolvida pela Pix Force, denominada de PIX SAFETY, a Petrobras conseguirá reduzir o número de acidentes graves e fatais. Outro benefício esperado é um controle mais rigoroso dos equipamentos nas áreas restritas, aumentando a segurança no local.

Além de aumentar a segurança para os colaboradores, a solução desenvolvida tem a capacidade de gerar dados significativos sobre a segurança do espaço, permitindo que a tomada de decisões e criação de processos de segurança sejam mais ágeis e assertivas.

Atualmente, a Pix Force continua se relacionando com a Petrobras e outros projetos estão sendo cocriados. O segundo projeto, também pelo Conexões Sebrae, visa buscar uma solução para a área de Segurança do Trabalho, especificamente na área de segurança em espaços confinados.

O case de sucesso da Pix Force é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a segurança e eficiência das corporações, com a utilização de soluções inovadoras e tecnologias de ponta. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

A conexão entre startups e corporações gera diversos benefícios e um deles é o desenvolvimento de tecnologias nacionais de alto impacto. A parceria entre a Pix Force e a Petrobras ilustra muito bem isso. 

Segundo Daniel Moura, Fundador e CEO da Pix Force, “desenvolver essa tecnologia em colaboração com a Petrobras é importante para reforçar o poder da tecnologia nacional. Existem tecnologias capazes de verificar a segurança dos funcionários, porém são todas internacionais. Ter uma tecnologia desenvolvida nacionalmente, em parceria com uma empresa como a Petrobras, que é símbolo do nosso país, é algo extremamente importante e significativo”. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

Além da cocriação de soluções tecnológicas de alto impacto, Daniel reforça que as startups são meios importantes para as corporações que buscam otimizar processos e melhorar produtos e serviços de forma ágil. “As startups de forma geral, e a Pix Force de forma específica, estão mostrando para as corporações o poder da visão computacional e o quanto esta tecnologia pode otimizar processos”, complementa. 

A Pix Force é TOP 1 na categoria de Inteligência Artificial no Ranking 100 Open Startups desde 2018, ano em que a categoria foi lançada. 

“Estar no Ranking da 100 Open Startups, que é um Ranking conhecido no cenário nacional, nos dá uma imensa credibilidade, ajudando muito na hora de nos apresentarmos perante a novos clientes e nos deixando mais próximos do nosso objetivo, que é auxiliar os seres humanos a serem mais eficientes, tornando os processos industriais mais baratos”, afirma Daniel. 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Pix Force? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Pix Force!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *