4 dicas de como sua empresa pode crescer por meio do Ecossistemas de Negócios

Você sabe como a sua empresa pode crescer no Ecossistema de Negócios e gerar valor por meio do desenvolvimento de capacidades? Separamos 4 dicas para gestores. Confira:

Uma das grandes dores de gestores é a criação de capacidades que resultam na geração de valor da empresa por meio do ecossistema de negócios. No texto de hoje, Fabio Farago, pesquisador da FEA-USP que integra a equipe do Bridge Ecosystem, apresenta 4 dicas que vão te ajudar a gerar valor e se diferenciar no mercado.

1. Mapeando o ecossistema interno e externo

Primeiramente, é preciso entender a posição inicial de sua empresa dentro do ecossistema em que ela está inserida. Para concluir esse primeiro passo, recomendamos que você faça um desenho do ecossistema interno (unidades de negócio ou departamentos), como mostramos com o caso da Tesla.

O desenho pode ser em folha de papel, apresentação no computador ou qualquer outra ferramenta, mas precisa ser VISUAL, para facilitar o entendimento. Você deve identificar em que posição do ecossistema sua empresa está e, depois, mapear os demais atores do ecossistema. Mapear o ecossistema é útil para entender melhor como explorá-lo e extrair valor dele.

Se interessou nas demais dicas de como crescer no Ecossistema de Negócios? Então confira aqui o artigo na íntegra.

Não deixe de conferir os artigos complementares do assunto: Desenvolvimento de Capacidades para a Gestão de Ecossistemas de Negócios e Como a Tesla se desenvolveu por meio de seus Ecossistemas de Negócios

Esta é uma produção realizada pelo Bridge Ecosystem, Joint Lab entre a USP e a 100 Open Startups, que tem como objetivo a geração de novas metodologias e ferramentas para a gestão de ecossistemas de inovação.

A iniciativa foi criada com intuito de gerar metodologias e ferramentas para gestão de inovação e empreendedorismo no contexto de ecossistemas e veio em resposta à manifestação de gestores de open innovation que apontaram que a prática da inovação já não podia ser tão bem explicada pelas teorias, modelos e conceitos tradicionais.

A gestão de ecossistemas de inovação é tema essencial para a open innovation. Por isso, todos os meses, o Bridge Ecosystem tem espaço garantido na Open Innovation Week | Oiweek, principal encontro dos atores do ecossistema de inovação para trocar conhecimento, cocriar soluções e gerar oportunidades de negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *