Case: Open Innovation para gestão de people analytics

Conheça o case de open innovation da MINEHR e como a startup implementou a gestão de people analytics na SLC Agrícola. 

Nos últimos anos, o conceito de people analytics tem ganhado cada vez mais espaço nas corporações que buscam uma gestão mais assertiva sobre pessoas, cultura e diversidade. Fatores importantes para a retenção de talentos. A estratégia de people analytics utiliza dados e tecnologias para análise e tomada de decisões relacionadas à gestão de pessoas.

Hoje, muito além de implementar tecnologias e soluções apenas em áreas primárias, com foco no core business, as corporações estão se conectando com startups de diferentes comunidades para suprir desafios de todas as áreas. E a área de recursos humanos é uma delas. A gestão de times é um dos ativos mais importantes de uma corporação. Investir em tecnologias para melhorar a gestão de pessoas permite que a corporação possa tomar decisões mais assertivas e proativas para garantir a satisfação e o engajamento dos colaboradores, o que contribui diretamente para um ambiente de trabalho saudável e para a retenção de talentos.

A MINEHR é uma startup que tem se destacado na área de people analytics. A plataforma oferece soluções para redução de turnover, absenteísmo e desenvolvimento de pessoas. 

Case MINEHR e SLC Agrícola: Open Innovation para gestão de people analytics

A tecnologia da MINEHR organiza, armazena e constrói dados personalizados, realizando análises de correlação entre variáveis, cálculos de probabilidade e de risco. A startup oferece uma plataforma completa, que conta com análises descritivas, diagnósticas e preditivas sobre o maior ativo de qualquer organização: as pessoas. Desde a adoção do analytics aos modelos preditivos mais avançados, a MINEHR transforma dados em informações relevantes para orientar decisões estratégicas sobre pessoas.

Um dos cases de sucesso da MINEHR é a construção de uma plataforma de people analytics para identificação, diagnóstico e predição do turnover voluntário da SLC Agrícola. A corporação buscava uma solução para centralizar e cruzar automaticamente dados, permitindo a previsibilidade dos indicadores-chave e, consequentemente, a tomada de decisão proativa e assertiva.

A implementação da solução da MINEHR trouxe diversos benefícios para a corporação, como a redução de 60% no tempo para construção de reports e análises de turnover, bem como a visualização automatizada de 100% dos indicadores de turnover e acuracidade de 85% no modelo preditivo de turnover

“O projeto da SLC foi o primeiro da MINEHR e também o meu primeiro quando entrei aqui. Conhecer a realidade das fazendas, as dificuldades de locais afastados e os trabalhos exigentes realizados por equipes de alto desempenho, relacionando esses desafios com o posicionamento estratégico que o RH busca foram extremamente enriquecedores para mim. No início, nosso desafio foi mapear os colaboradores com alto risco de saída, focando em cargos-chaves”, afirma Rafael Balaniuk, Head de People Analytics da MINEHR.

Traduzindo a realidade do corporativo em dados, conseguimos criar um modelo com altíssima taxa de acerto e partimos para o desafio de expandir para as fazendas. Foram meses refinando as análises até realmente conseguirmos encontrar o que estava levando os talentos a saírem da empresa. Com os insights, aprofundamos a análise da carreira da SLC, comparando a efetividade dos programas de trainee, de potenciais e os processos seletivos internos. Conhecemos (e vimos nos dados) o incrível programa de desenvolvimento da SLC para os primeiros níveis de liderança e levamos insights sobre como expandir e aplicar em outros programas as boas práticas”,  complementa o Head. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Segundo Renan Nishimoto, CEO da MINEHR, os relacionamentos de inovação entre startups e corporações geram diversos benefícios. Para as corporações, vejo que a open innovation permite que sejam realizados experimentos sobre soluções de alto grau de incerteza e alto potencial de transformação, por um investimento de recursos muito menor do que o necessário para construir uma solução internamente. Para as startups, vejo a inovação aberta como uma porta de entrada crucial para que provem seu valor e ganhem espaço dentro das corporações, por meio de caminhos encurtados e uma sensibilização já realizada pelas áreas de inovação”, afirma. 

O CEO reforça ainda que as startups possuem processos e características que complementam e facilitam a transformação das corporações. “Oferecemos soluções altamente inovadoras, com alto potencial de transformação, em nível de desenvolvimento avançado, sob um custo  mais acessível do que em comparação com seu desenvolvimento interno. Além disso, temos times jovens, extremamente comprometidos, capazes de realizarem essas transformações de fora para dentro” complementa.

Renan Nishimoto, CEO da MINEHR
Renan Nishimoto, CEO da MINEHR

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A MINEHR foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de Inteligência Artificial. Segundo Renan, “o Ranking 100 Open Startups contribui muito para o crescimento das startups, uma vez que é um instrumento de alta visibilidade. Inúmeros players do ecossistema olham para as startups premiadas, como aceleradoras, grupos de investidores, programas de inovação aberta e áreas de inovação das corporações”.

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a MINEHR? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à MINEHR!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *