Por que ir a uma feira de tecnologia?

Mais do que apenas uma oportunidade para conferir novidades e tendências, ir a uma feira de tecnologia pode ajudar na busca de novas soluções criativas para sua empresa.

 

A tecnologia vem se desenvolvendo de maneira exponencial nos últimos anos. Promovendo uma verdadeira revolução econômica e cultural, os meios digitais alteraram de maneira definitiva nossas percepções de trabalho.

 

Com isso, um novo sistema de projetos e iniciativas promissoras ganha espaço no mercado. O sucesso das startups é um grande reflexo desse momento.

 

O resultado disso também é refletido no setor de eventos, que cada vez mais recebe cerimônias e encontros voltados para o assunto.

 

As feiras de tecnologia movimentam milhares de pessoas todos os anos e crescem cada vez mais com o passar do tempo.

 

Misturando negócios, entretenimento e promovendo troca de conhecimento, esse tipo de encontro destaca o que há de mais interessante e inovador no mercado da tecnologia.

 

No Brasil este cenário não é diferente. Apaixonados por tecnologia, nosso povo mostra um grande interesse nesse tipo de evento, fortalecendo ainda mais essa área.

 

É sobre isso que falaremos hoje. Confira mais abaixo o restante do artigo!

 

O que é uma feira de tecnologia?

 

Uma feira de tecnologia é um evento em que empresas, startups e pessoas se reúnem, apresentam e demonstram as mais recentes inovações tecnológicas, produtos e serviços inovadores.

 

Atualmente, esse é um mercado bem diverso, que abrange uma série de diferentes modalidades de tecnologia. 

 

Ou seja, esses encontros podem ser focados em um segmento específico da indústria, como:

 

  • software;
  • hardware;
  • inteligência artificial;
  • realidade virtual;
  • internet das coisas;
  • entre outros. 

 

No entanto, também existem alguns eventos mais generalistas, que focam na tecnologia como um meio de aproximar pessoas através da inovação e da solução de problemas.

 

Sobre seu conteúdo, essas feiras geralmente podem ter palestras e workshops para educar e inspirar os participantes.

 

Outra importante atração de uma feira de tecnologia consiste nas oportunidades que empresas e pessoas têm para fazer networking e fechar negócios.

 

Por isso, as feiras de tecnologia são uma excelente maneira de as empresas apresentarem seus produtos e serviços para um público mais amplo e se manterem atualizadas sobre as últimas tendências do setor.

 

Além disso, esse evento ajuda a aproximar a comunidade de profissionais e amantes da tecnologia. O resultado disso é uma área muito mais democrática e acessível para todos.

Por que feiras de tecnologia podem ajudar no desenvolvimento de negócios?

 

Claro que a troca de experiências é fundamental para o amadurecimento de qualquer setor da indústria. Mas as vantagens de participar de uma feira de tecnologia vão muito além disso.

 

Principalmente quando falamos do setor corporativo. Precisando de muito mais inovação neste momento de transformação digital, essa área tem muito a ganhar nesse tipo de encontro.

 

Confira agora como as feiras de tecnologia podem ajudar no desenvolvimento de negócios!

 

1. Networking

 

As feiras de tecnologia oferecem uma oportunidade única para as empresas se conectarem com outras empresas, potenciais clientes, investidores e parceiros de negócios. 

 

Esses eventos podem ser usados para a construção novos relacionamentos, a troca de ideias e informações e o aprendizado com outros profissionais do setor.

 

Afinal de contas, a construção de um senso de comunidade é algo que está totalmente alinhado a essa cultura de inovação promovida pelas startups.

2. Geração de leads

 

As feiras de tecnologia podem gerar leads valiosos para as empresas, pois muitas pessoas que participam desses eventos estão lá para procurar novos produtos e soluções. 

 

Ou seja, muitos potenciais investidores, ou parceiros comerciais, estão dispostos a ceder informações de contato que podem facilitar uma aproximação futura.

 

Por sua vez, as empresas podem usar a exposição nos estandes e painéis para atrair novos clientes e aumentar sua base de contatos.

3. Exposição de produtos

 

A feira de tecnologia é quase sempre uma oportunidade para as empresas apresentarem seus produtos e serviços para um público mais amplo. 

 

Isso pode aumentar a conscientização da marca e ajudar as empresas a identificarem novas oportunidades de negócios.

 

4. Aprendizado

 

Por fim, esses encontros também oferecem uma oportunidade para as empresas se atualizarem sobre as últimas tendências e inovações em seu setor. 

 

Isso pode ajudá-las a manterem-se competitivas e a desenvolverem novos produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes.

 

Veja também: Case –  Open Innovation para gestão de transporte

 

Quais são as principais feiras de tecnologia no Brasil?

 

Esse mercado de eventos relacionados à tecnologia tem se tornado cada vez mais diverso e plural. Inclusive quando falamos da comunidade nacional de inovação

 

No Brasil, existem várias feiras de tecnologia que ocorrem ao longo do ano em diferentes regiões do país. Confira agora algumas das principais feiras de tecnologia em nosso país.

 

1. Futurecom

 

A Futurecom é a maior feira de tecnologia da América Latina e acontece anualmente em São Paulo

 

O evento reúne expositores e visitantes de várias áreas do setor de tecnologia, como:

 

  • telecomunicações;
  • T.I.;
  • internet das coisas;
  • inteligência artificial; realidade virtual;
  • entre outras.

 

2. Campus Party Brasil

 

Já a Campus Party é um evento anual de tecnologia que acontece em várias partes do mundo, incluindo o Brasil.

 

O evento é conhecido por reunir jovens empreendedores, desenvolvedores, gamers e outras pessoas interessadas em tecnologia para compartilhar conhecimentos e participar de competições e atividades.

 

Com uma pegada um pouco mais voltada para a cultura pop, o evento cativa um público bem amplo e também vem ganhando bastante espaço na mídia

 

3. HSM Expo

 

Terceira de nossa lista, a HSM Expo é um evento anual de tecnologia e inovação que acontece em São Paulo. 

 

O encontro reúne palestrantes de renome internacional para discutir as últimas tendências e inovações em tecnologia, negócios e liderança.

 

4. Agile Brazil

 

Em sequência, também podemos destacar o encontro Agile Brazil, que também é uma interessante opção para quem tem interesse em participar de uma feira de tecnologia voltada para o mercado profissional.

 

Este é um evento anual dedicado à disseminação da cultura ágil no Brasil, abrangendo diversos temas relacionados a metodologias inovadoras e a solução de problemas.

 

5. Oiweek 

 

A Open Innovation Week é outra importante feira de tecnologia que ocorre no Brasil e pode ser vista nessa seleta lista de eventos por ser a única 100% dedicada à geração de negócios em inovação.

 

Trata-se de um encontro anual realizado desde 2008 pela 100 Open Startups, e que reúne startups, investidores e grandes empresas para promover a inovação e fomentar negócios e parcerias no setor de tecnologia. 

 

Utilizando projetos de inovação aberta como fonte de inspiração para a modernização de empresas, a Oiweek é o evento de referência nacional quando falamos desse modelo de negócio.

 

Se você tem interesse na Oiweek, ou deseja aprender um pouco mais sobre projetos de inovação aberta, continue lendo este artigo.

O que é inovação aberta?

 

Em resumo, a inovação aberta, ou open innovation, é uma estratégia de transformação digital que se baseia na colaboração entre empresas, startups, universidades, instituições de pesquisa e outras organizações, com o objetivo de desenvolver novas ideias, tecnologias, produtos e serviços.

 

Ao contrário da inovação fechada, que se concentra na pesquisa e desenvolvimento dentro da própria empresa, esse método busca aproveitar a expertise, recursos e ideias de terceiros para acelerar os processos de inovação.

 

A inovação aberta pode se manifestar de diversas formas. Veja alguns exemplos mais abaixo.

 

  • Criação de parcerias com startups para desenvolvimento de novos produtos ou tecnologias.

 

  • Colaboração com universidades ou instituições de pesquisa para o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias.

 

  • Uso de plataformas de inovação aberta para gerar ideias e soluções para desafios específicos.

 

A inovação aberta é uma abordagem que tem sido adotada por muitas empresas para aumentar a competitividade, acelerar o desenvolvimento de novos produtos e serviços e expandir sua rede de parceiros e colaboradores.

 

Promovendo a colaboração entre startups inovadoras e disruptivas com empresas já consolidadas no mercado, esse modelo de negócio é uma alternativa que permite o desenvolvimento através da colaboração e da troca de experiências.

 

Reunindo a energia e o potencial criativo com recursos e conhecimento de mercado, a prática pode ser considerada uma excelente oportunidade de trazer mais inovação para dentro das empresas.

 

Onde encontrar os melhores projetos de inovação aberta?

 

Se você está procurando projetos de inovação aberta para expandir seus negócios, então a 100 Open Startups é o melhor lugar para começar. 

 

Como uma das maiores plataformas de inovação aberta do mundo, a 100 Open Startups conecta empresas, startups, investidores, universidades e instituições de pesquisa para promover a colaboração e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

 

Ao participar da plataforma da 100 Open Startups, você terá acesso a uma ampla rede de especialistas, empreendedores e inovadores, que estão trabalhando juntos para criar novas ideias, tecnologias, produtos e serviços que podem ajudar a impulsionar seus negócios para o futuro.

Se você busca se conectar com startups inovadoras, mas não sabe nem por onde começar essa jornada, temos a solução!

Apresentamos para você o Programa 100-10-1 Startups, no qual você e sua equipe terão acesso a várias startups, aprenderão a avaliá-las, dar feedbacks e mentorias, bem como desenvolver projetos de open innovation.

 

Gostou dessa solução? Então entre em contato conosco e tenha acesso às melhores open startups do Brasil!