Case: Open Innovation para gestão de transporte

Veja como a startup Wiimove ajudou a ArcelorMittal a reduzir custos e emissões por meio da sua tecnologia de gestão de transporte. 

A mobilidade urbana é um dos principais desafios enfrentados pelas cidades modernas. Com o aumento da população urbana, a gestão de transporte é fundamental para garantir o acesso das pessoas a serviços, empregos e oportunidades, além de ser essencial para a redução da poluição e dos congestionamentos nas cidades.

Nesse sentido, as tecnologias desempenham um papel fundamental para tornar o mundo mais eficiente e sustentável. Com a evolução da tecnologia, novas soluções de mobilidade têm sido desenvolvidas, como o uso de veículos elétricos, aplicativos de carona compartilhada e soluções inteligentes de gestão de tráfego.

A startup Wiimove é um exemplo de como as tecnologias podem ser usadas para melhorar a mobilidade urbana. A startup tem como missão integrar a mobilidade e a gestão de espaço, para tornar o mundo mais eficiente e sustentável. A startup, fundada em 2010, em São Paulo/SP, oferece uma plataforma que integra diferentes modos de transporte, permitindo que as pessoas planejem suas viagens. Além disso, a startup também desenvolve soluções de mobilidade para empresas e governos, oferecendo serviços de gerenciamento de frotas, compartilhamento de veículos e outras soluções personalizadas.

Case Wiimove e ArcelorMittal: Open Innovation para gestão de transporte

A mobilidade urbana é um dos grandes desafios das empresas que operam em áreas urbanas ou possuem sedes e fábricas em locais mais distantes. Por isso, o deslocamento de colaboradores e a gestão da frota são fatores que afetam significativamente os custos operacionais das corporações e têm impacto ambiental. Foi diante desse cenário que a ArcelorMittal Tubarão procurou a startup Wiimove para implementar uma solução personalizada de gestão de transporte.

A principal dor da ArcelorMittal Tubarão era a roteirização e o controle de embarque de fretados, que eram utilizados para o transporte de seus colaboradores. A solução implementada pela Wiimove foi a instalação de painéis e um aplicativo para acompanhamento das viagens, o que permitiu a roteirização das rotas, redefinindo as distâncias caminháveis até os pontos de embarque. Além disso, a startup instalou um sistema de IoT para controle de embarque e um aplicativo para registro e acompanhamento de viagens.

Com a solução da Wiimove, a ArcelorMittal Tubarão conseguiu reduzir 9,3% no custo total e o número de veículos, além de reduzir 6 Ton CO2/mês, o que representa uma redução significativa em termos de emissões de gases de efeito estufa.

O relacionamento de open innovation entre a Wiimove e a ArcelorMittal Tubarão teve início em 2021 e a solução implementada pela startup foi um grande sucesso. Como resultado, outras iniciativas foram desenvolvidas, mostrando a importância da open innovation para o desenvolvimento de soluções eficientes e sustentáveis para as corporações.

Imagem de Marcio Henrique Nigro, CEO da Wiimove
Marcio Henrique Nigro, CEO da Wiimove

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

A open innovation estimula a colaboração e a construção conjunta de soluções inovadoras, assim a conexão entre corporações e startups gera ganhos mútuos.”Tivemos uma receptividade incrível na Arcelor Mittal e pudemos aprender com a corporação a tratar todas as intercorrências do transporte. Pudemos criar uma solução personalizada, otimizada para a realidade da corporação”, afirma Marcio Henrique Nigro, Fundador e CEO da Wiimove. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Wiimove tem sido destaque no Ranking 100 Open Startups desde 2019. Nas duas últimas edições, a startup conquistou o TOP 1 na categoria Mobility. 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Wiimove? Acesse o link abaixo e conecte-se:

> Quero me conectar à Wiimove!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *