A open innovation e as suas promessas

Desde que a inovação aberta chegou ao Brasil, há 15 anos, o método foi vastamente adotada pelas corporações. O modelo trouxe consigo algumas promessas importantes.

Dentre as promessas cumpridas, o entendimento geral dos gestores de inovação é que o modelo de open innovation motivou uma mudança de paradigma gerencial, em que a colaboração externa passou a ser tratada com muito mais atenção, disciplina e, principalmente, método. 

Hoje, não existem mais empresas líderes em inovação que não investiram nos últimos 10 anos em modelos e sistemas gerenciais para lidar com a complexidade da colaboração externa para a inovação. Esse esforço acabou favorecendo também o fortalecimento da cultura de inovação colaborativa internamente nas organizações.

As principais promessas da open innovation

As plataformas de software que facilitam a colaboração interna tornaram-se item comum, bem como o uso de intermediários de inovação para facilitar a conexão com o ambiente externo. 

De um lado, as plataformas colaborativas internas se popularizaram, tendo como objetivo engajar horizontalmente funcionários no processo de inovação da empresa, independentemente de sua função, cargo ou departamento. 

Do outro, os intermediários de inovação se multiplicaram no mercado, prometendo diminuir a assimetria de informação entre aqueles que possuem desafios e aqueles que possuem soluções, e hoje muitas empresas já desenvolvem seus programas de open innovation próprios, com esse fim.

As principais promessas que a prática da open innovation trazia eram mais pragmáticas. Entre os benefícios mais citados pelos seus evangelistas estavam:

O acesso a conhecimento e tecnologias externas que viabilizam ou reduzem o tempo e risco para o desenvolvimento de inovações.

 O compartilhamento de conhecimento e recursos complementares entre parceiros, atenuando a demanda por novos investimentos. 

 A monetização de ativos tecnológicos inutilizados internamente por meio de licenciamento/venda de patentes, spin-off de novos negócios ou desinvestimento. 

 A criação de modelos de negócios abertos, capazes de evoluir para plataformas em seu estágio mais avançado.

Dos mais diversos modelos que as empresas adotaram para alcançar os objetivos prometidos pela prática da inovação aberta, destaca-se a popularização do lançamento de desafios, por meio de plataformas próprias ou oferecidas por intermediários externos. 

Hoje, elas são parte do sistema de inovação e respondem bem a problemas incrementais, mas não ao desenvolvimento de inovações estratégicas. A popularização dos desafios de inovação aberta, segundo os praticantes, foram muito úteis para sensibilização de redes externas, ainda que os projetos mais relevantes de colaboração partam da relação mais estreita com parceiros estratégicos.

Algumas promessas ainda estão em curso de concretização, isso mostra como a open innovation tem a capacidade de se adaptar ao longo dos anos. O modelo que reforçava a inovação linear evoluiu para a gestão de ecossistemas, prática necessária para criar redes potentes de inovação. 

O legado da inovação aberta

A open innovation que vemos acontecer hoje ainda encontra uma série de desafios. Esses desafios mais justificam a validade do que foi proposto do que o colocam em risco, pois só existem pela radical mudança de comportamento pela qual o mercado passou. As empresas hoje competem pelas redes de inovação.

Os ecossistemas são complexos, e está cada vez mais claro que a conexão entre as pessoas é ponto essencial. Para que a inovação aberta aconteça, é preciso, acima de tudo, estabelecer relações de confiança. Cada vez mais, estabelecemos consórcios que abrangem interesses diferentes, e o desafio está em encontrar o equilíbrio para que, ainda assim, consiga-se trabalhar em conjunto.

Leia também: Desafios de inovar em 2023

O que aprendemos nesses últimos anos foi que o esforço de inovação não está restrito ao P&D, a nenhum outro departamento de uma empresa, à própria empresa ou ao seu modelo de negócio. O esforço da inovação está distribuído nas diversas comunidades. Estamos vivendo uma transformação em como indivíduos e instituições se organizam para inovar. A abordagem da inovação aberta auxilia as empresas a navegarem nesse novo ambiente.

As relações externas fortalecem a importância de modelos de negócios para garantir a competitividade, e não apenas o domínio tecnológico ou a oferta do produto. É por meio da inovação aberta que avançamos num novo entendimento sobre propriedade intelectual, na parceria universidade-empresa, no compartilhamento de recursos e na aplicação do conhecimento gerado de forma dispersa. 

Hoje, a inovação aberta traz consigo a promessa de que as empresas podem ser atores-chave para reorientar seus esforços em torno dos novos desafios globais e sociais, mesmo dentro de um ambiente competitivo. Ou seja, uma nova era do capitalismo.

Logo com a escrita Programa 100-10-1 Startups - PROGRAMA EXECUTIVO DE CERTIFICAÇÃO DE MENTORES DE STARTUPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *