Como a capacitação pode gerar resultados em open innovation

A capacitação é responsável pelo aprendizado de novas habilidades, além de ser super importante em planos de desenvolvimento de um time. 

No nosso último artigo de Cultura, falamos sobre o movimento que pretende mudar (novamente) o patamar da Open Innovation no Brasil, o Movimento Cultura Aberta para Inovação, e da primeira iniciativa para essa realização, o Programa 100-10-1 StartupsEsse movimento de Cultura Aberta possui quatro pilares, importantíssimos para a consolidação de qualquer cultura: Capacitar; Empoderar; Comunicar e Premiar. Hoje, falaremos como a capacitação pode gerar resultados em open innovation, e como você pode desenvolver esse pilar dentro de sua empresa. 

Pilares do Programa 100-10-1 Startups
Movimento de Cultura Aberta para Inovação

Como a capacitação se relaciona com uma transformação cultural?

Quando estabelecemos novas estratégias e focos culturais, como, por exemplo, transformação digital, open innovation e intraempreendedorismo, para modelar uma cultura existente, é muito importante ensinar os colaboradores o que é esperado deles em termos comportamentais e de processos internos. Essa deve ser uma das primeiras ações dentro de um plano de gestão de mudanças. 

Geralmente, essas transformações são acompanhadas de refinamentos do planejamento estratégico, princípios e valores e, em alguns casos, até do propósito da empresa.

Essa capacitação é fundamental para colocar todos na mesma página quando o quesito é estratégia e cultura

A transformação cultural – ou qualquer grande mudança interna – depende desse alinhamento em todos os níveis hierárquicos, da liderança aos times juniores.

Capacitação em rede

Aqui na 100 Open Startups, realizamos um grande trabalho em 2021 para refinar e fortalecer os princípios internos da empresa. Após o início dessa estratégia, oferecemos diversas trilhas de capacitação, com o foco no alinhamento com os times.

Esse processo de ensinar sobre a cultura da empresa deve ser contínuo, pois exige constante reciclagem, principalmente com a chegada de novos colaboradores.

O Programa 100-10-1 Startups, por exemplo, é o programa que capacita colaboradores e executivos em grandes corporações, a partir da avaliação, conexão e mentoria de startups. É o pontapé inicial para envolver toda uma empresa na prática da open innovation de forma gamificada e mão na massa.

A partir dessa capacitação, os colaboradores, além de conhecerem insights do mundo das startups para melhorias internas, farão conexões para futuros negócios e parcerias. Além disso, o Programa 100-10-1 Startups fomenta processos de mentorias, que geram uma relação de ganha-ganha entre corporações e startups. 

Programa 100-10-1 StartupsA partir de interações e análises aprofundadas sobre a evolução da prática da open innovation no Brasil, constatamos que a capacitação de equipes é a solução para empresas líderes que querem gerar valor com startups. 

No próximo artigo, abordaremos como fomentar o engajamento dos seus colaboradores e como esse pilar é fundamental para o desenvolvimento de um time que possui sentimento de dono. Esperamos por você! 

Este artigo agregou valor para você? Então compartilhe com a sua rede!Autor: Filipe Vicinança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *