Case: Open Innovation para Logística

Conheça o case de sucesso da startup Neokohm com a Aurora Coop que viabilizou a logística e eficiência no transporte de cargas de ponta a ponta e a segurança alimentar

A Neokohm, startup fundada em 2012 na cidade de Chapecó/SC, tem como missão promover visibilidade para a cadeia logística, por meio da  criação de sistemas para monitoramento e gestão da cadeia de frios, rastreamento de frotas, dispositivos e sistemas de conectividade remota.

Com o uso da telemática, sistema que transmite dados pela rede, conectividade remota e inteligência de dados, a solução da startup permite que mercadorias sejam transportadas em condições ideais. Mais de 100 mil cargas já foram transportadas com 100% de integridade

Além dos sensores, que verificam a temperatura ideal para o item transportado, a Neokohm também desenvolveu um aplicativo, que interliga  centros de logística com o motorista e informa sobre agenda, status do transporte, envia notificações e alerta sobre eventuais problemas.

Como a Neokohm implementou a logística para controle de cargas de ponta a ponta 

Responsáveis pela produção e pelo transporte rodoviário de produtos refrigerados para todo o território brasileiro, a Aurora Coop tinha como principal objetivo, na área de logística, garantir que os alimentos chegassem ao seu destino em condições ideais para o consumo. Segundo Elton Strada, Coordenador de Transportes na Cooperativa Central na Aurora Coop, após o despacho da carga, a área não tinha o controle se o produto estava sendo transportado adequadamente e se quaisquer erros na logística comprometeriam a qualidade do produto. 

Preocupada com a segurança alimentar, a corporação buscou no mercado soluções que permitissem o controle da carga de ponta a ponta e, em 2017, estabeleceu a parceria com a Neokohm. 

A partir dos anseios da corporação, a Neokohm apresentou uma arquitetura da solução e, em seis meses, um protótipo foi lançado. A corporação disponibilizou dois caminhões da frota para que testes fossem feitos. Após um ano de piloto, a startup implementou a solução na operação de transportes das cargas na Aurora Coop. 

Segundo Elton, a Aurora tinha a necessidade de que a solução fosse personalizada para que atendesse integralmente todos os anseios para o controle das cargas. A startup, a partir de trocas, idealizou uma solução customizada, permitindo uma eficiência superior a 92% em todos os embarques. “A solução foi feita no alfaiate, na medida em que a Aurora precisava”, afirma. 

Em fase de expansão da parceria, a Neokohm e a Aurora estão desenvolvendo novas ferramentas para serem implementadas. Segundo Allan Carniel, CEO da Neokohm, o desafio lançado pela Aurora possibilitou o desenvolvimento da principal tecnologia da startup e, ainda, a aplicação da solução em outras corporações, sendo algumas multinacionais.

Parceria de Open Innovation

A parceria com a Neokohm foi a primeira conexão de open innovation feita pela Aurora, que lançou recentemente sua área de inovação aberta. Para Elton, a cocriação da solução foi pautada em confiança e colaboração. A partir de feedbacks constantes da corporação e da abertura da startup, novas percepções sobre a solução foram levantadas e desenvolvidas. 

Com a customização da solução, a Neokohm implementou também uma gestão de ponta, facilitando a comunicação e ajustes, o que, para Elton, facilita e traz simplicidade para tratar dos eventuais problemas que surgem. 

Para Jean Pierre Kurtz, Gestor de Inovação na Aurora Coop, a partir dessa experiência positiva que a Aurora teve com a conexão com a Neokohm, a corporação pretende ter uma proximidade maior com outras startups e, assim, conectar todas as iniciativas inovadores com a governança e com a estratégia de open innovation da corporação.

Ranking 100 Open Startups

A Neokhom conquistou o 1º lugar na categoria TOP 10 FoodTechs do Ranking 100 Open Startups 2021

“Para nós e para todo o time da Neokohm, ter ficado em 1º lugar como FoodTech foi uma grande satisfação, mas, ao mesmo tempo, assumimos uma grande responsabilidade de cumprir nosso compromisso de continuar inovando e evoluindo sempre”, afirma Allan. 

Com a premiação, a startup conquistou mais visibilidade e teve a oportunidade de apresentar sua solução para corporações brasileiras e internacionais. 

Quer ficar por dentro de mais cases de open innovation? Confira aqui!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *