Como ficar por dentro das principais tendências de inovação

Pode parecer difícil ficar por dentro das principais tendências de inovação, uma vez que, diariamente, novas tecnologias e soluções são desenvolvidas. Mas, há caminhos fáceis para você se atualizar sobre o que há de novo no mercado. Confira!

A cada instante, uma nova solução tecnológica é desenvolvida e passa a fazer parte da nossa rotina. São inovações que possuem os mais diversos fins, as mais diversas interfaces e que propõem soluções rápidas, completas e automatizadas. Assim, fica um pouco difícil entrar na onda das principais tendências de inovação em alguns momentos. Quantas vezes o Instagram lançou uma nova atualização e você ficou meio perdido de como utilizá-la? Pois é, tem hora que realmente fica difícil acompanhar tudo de novo que está sendo desenvolvido. 

Quando olhamos, então, para as soluções e tecnologias voltadas para o mercado, o cenário de constante mudança é igual, mas, a diferença é que não importa a sua profissão, em um mundo hiperconectado, nenhuma carreira está a salvo se quem a desempenha não se mantiver atualizado. 

Não é por menos que a Educação Corporativa, baseada em aprendizado em rede, tem sido tendência no ecossistema de inovação. Ou seja, é necessário que os profissionais se atualizem constantemente sobre as melhores práticas, para continuarem escalando e fortalecendo suas carreiras. 

Leia também: Afinal, o que faz um líder em inovação?

Porém, muitas pessoas sequer sabem por onde começar, e acabam se inscrevendo em qualquer MBA no desespero em mostrar ao mercado que está buscando novos conhecimentos. Não nos leve a mal: MBAs são ótimos! Mas temos dicas de outras formas, complementares ou não, de você ficar por dentro das principais tendências de inovação no seu mercado, seja ele qual for. Confira!

6 dicas para ficar atualizado sobre tendências inovadoras

Explore cursos onlines

Fora o MBA, existem milhares de cursos que você pode fazer para aprender coisas novas. Especialmente se sua área for de apoio ou ao menos não tão técnica, você encontra cursos presenciais e à distância em poucos cliques e mediante baixo investimento. Universidades são bons lugares para começar a procurar, mas não menospreze o potencial de cursos dados por organizações for-profit ou uma plataforma de videoaulas, como Hotmart ou Descola

A Endeavor e o Sebrae também possuem cursos bem completos sobre áreas de vendas, marketing, atendimento e finanças, voltados a empreendedores, enquanto que CodeAcademy e ThreeHouse ensinam programação, todos com pelo menos uma versão inicial gratuita.

E-books: conhecimento atualizado e de fácil acesso

Outra ideia fácil e acessível é você colocar uma meta de materiais didáticos para explorar. E-books sobre os mais diversos assuntos viraram moda na internet, e, em troca de fazer parte do mailing dos produtores, você poderá obter diversos deles gratuitamente. 

O melhor é que eles são rápidos em seguir tendências, pois o tempo de confecção e publicação é baixo, então você pode ter certeza de estar tão atualizado quanto possível ao acompanhá-los! Outra alternativa é ler artigos dos mais variados autores, no Linkedin, no NaPrática, RockContent, Resultados Digitais, e em qualquer outra plataforma com a qual se identifique.

Não é do time que gosta de ler muito? Então explore podcasts e canais do YouTube

Hoje, as redes sociais não servem apenas para acompanhar nomes famosos e marcas. Tem muita gente empenhada em criar conteúdos ricos e explicativos, sobre os mais diversos temas, com o intuito de passar conhecimento. Tanto que o YouTube e o Spotify estão na ponta de acesso quando os usuários querem aprender e se aprofundar em algum assunto. 

Assim, você pode consumir tutoriais e aulas completas por vídeo ou áudio, de forma gratuita e dinâmica. É lógico que vale sempre pesquisar se o produtor do conteúdo tem propriedade e autoridade no tema em questão, já que as redes estão cheias de “gurus mágicos”.

Participação em eventos

Se tem uma coisa da qual você pode ter certeza, é que existe algum grande evento para a sua área acontecendo todos os anos no Brasil. Às vezes, mais de um. Ir a estes eventos pode tomar horas comerciais, mas será bem-visto na sua empresa o fato de você estar conectado com o ecossistema de sua profissão e tentando adquirir mais conhecimentos para aplicar no dia-a-dia do trabalho. 

Em geral, são eventos do tipo congresso, onde você tem uma série de palestras para assistir e momentos de networking para trocar experiências e dicas com pessoas como você. Intensivão de atualização!

Startups: criadoras das principais tendências de inovação

Por fim, mas não menos importante, conectar- se com startups é uma ótima forma de conhecer as tecnologias emergentes e saber, antes dos demais, as soluções que existem no mercado para desafios que sua corporação está enfrentando, ou mesmo concorrentes em potencial. Uma vez que elas são, a partir da cocriação de soluções com corporações e organizações, as principais promotoras da inovação no Brasil. 

Para se ter ideia, mais de 42 mil relacionamentos de open innovation foram contabilizados entre startups e corporações no último ano. Desses relacionamentos, milhares de novas soluções foram cocriadas. No site do Ranking 100 Open Startups você pode conhecer as TOP Open Startups premiadas como líderes em inovação em 27 categorias do mercado. 

Assim, estar a frente na busca por esse relacionamento te classifica como um profissional de ponta, atualizado e necessário. Essas características são fundamentais para segurar uma vaga de emprego, para conseguir promoções e mais, para que você consiga ser um agente inovador, desenvolvendo e aplicando melhorias na sua área de atuação. 

Conheça o Programa 100-10-1 Startups, programa de capacitação em rede para a formação de mentores de startups. O Programa está capacitando milhares de pessoas que já perceberam que a capacitação em inovação é necessária para escalarem suas carreiras e para otimizarem os processos inovadores dentro de suas corporações.

Logo com a escrita Programa 100-10-1 Startups - PROGRAMA EXECUTIVO DE CERTIFICAÇÃO DE MENTORES DE STARTUPS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *