O Ecossistema de Inovação brasileiro está em festa!

2022 é um ano que ficará gravado na história para o Ecossistema de Inovação brasileiro! Pela primeira vez, uma noite de gala reuniu os líderes em open innovation do país. 

A Noite de Gala Ranking 100 Open Startups 2022, evento promovido pela 100 Open Startups, reuniu as corporações e as startups premiadas pelo Ranking 100 Open Startups 2022 como líderes em open innovation no Brasil. Além das open corps e das open startups, o evento recebeu nomes importantes que estão protagonizando a inovação aberta no país, como investidores e os principais agentes de ecossistema do país. 

O evento concretiza como a comunidade de open innovation brasileira é massiva e atuante. São cerca de 25 mil startups e 7 mil corporações, números que reforçam que o país já possui a maior e mais vibrante comunidade do mundo. 

Evolução da prática de open innovation no Brasil
Evolução da prática de open innovation no Brasil . Dados: 100 Open Startups

“A gente tem feito ecoar quanto o ecossistema pode contribuir como um novo mecanismo para trazer inovações dentro do nosso portfólio de produtos e serviços. Juntos com o ecossistema, nós enxergamos que podemos agregar muito mais”, reforça Cristiane Ávila Bulchi, Gerente de Governança e Planejamento da Mercedes-Benz do Brasil, que ficou entre as TOP 100 corporações líderes em open innovation. 

Acesse o site do Ranking e confira todas as startups e corporações premiadas! 

Ecossistema de Inovação brasileiro: muito além de ser um espaço de trocas, ele é a chave para quem deseja criar redes potentes de relacionamentos 

Quando falamos de inovação, é impossível não reforçar como o ecossistema possui um papel de destaque na criação de novos produtos e serviços, o que reflete em mais desenvolvimento tecnológico e, claro, como ele é um facilitador de conexões entre agentes

Hoje, para conseguir inovar bem e crescer de forma sustentável, é necessário interagir em comunidade, é necessário viver a rede de inovação. E o que observamos é uma tendência de que o ecossistema de inovação se fortalecerá cada vez mais. 

A prova disso é como corporações e startups estão buscando mais atuação dentro desse universo, a partir da colaboração, conexão, incentivos e cocriações. 

Observamos, ainda, como as pessoas, empreendedores, gestores e líderes em inovação querem se conectar muito mais com o ecossistema para que possam ampliar seus horizontes de atuação, para que possam aprender sobre a conexão com as startups, o maior objetivo do Programa 100-10-1 Startups, que, a partir da capacitação em inovação, cria mentores de startups. 

Assim, o ecossistema de inovação tem reunido milhares de pessoas, que, juntas, estão inovando mais e mais.

“A gente tem inovado de uma forma diferente, conectando muito mais com o ecossistema, e esse reconhecimento [do Ranking 100 Open Startups] é uma prova disso. Vamos continuar apoiando o ecossistema de inovação”, afirma Gustavo Gross Belchior, Head de Inovação Aberta Corporativa do Grupo Bayer Brasil. 

O ecossistema de inovação se tornou, portanto, vital para que novas parcerias sejam desenvolvidas. Quem quer inovar mais precisa participar ativamente dele. 

Gerar valor é o grande diferencial

O movimento de open innovation com startups não se resume em apenas conectar e ter trocas, o grande diferencial, para que as pessoas, corporações e startups possam, de fato, tirar o melhor proveito, é garantir que os relacionamentos gerem valor. 

A geração desse valor representa transparência nas comunicações, trocas que complementam realidades, cocriação de soluções que trarão impactos positivos para todos os envolvidos. Ou seja, estar no ecossistema de inovação é saber que inúmeras oportunidades surgirão e que é em rede que essas oportunidades se concretizarão. 

“Para ganhar um troféu TOP Open Corps, você tem que atuar mesmo, é necessário ir atrás das startups, e tem que realmente participar desse ecossistema de inovação e gerar sinergia. Estar atento todos os dias, conversando, andando o Brasil inteiro e fazendo parte do ecossistema de inovação. É um trabalho que não acaba”, afirma Marcio Alexandre Huf Flôres, Head de Corporate Venture da META. A META ficou em entre as TOP 100 Open Corps que mais realiza open innovation com startups no Brasil. 

A festa do ecossistema de inovação brasileiro é, portanto, um reflexo de como as pessoas estão investindo mais na cultura de inovação. Esse momento de celebração, que, neste ano, ocorreu em um encontro presencial, após um longo período sem eventos com público, é um marco para a inovação no país, pois mostra como corporações estão em busca de novas construções em prol da melhoria de seus processos e serviços, bem como a força que as startups representam para a nova economia. 

“Juntar todo mundo que está contribuindo com o ecossistema de inovação e celebrar é muito bom. E o nosso foco é abrir ainda mais para o ecossistema de inovação com o objetivo de fazer novos negócios com as startups”, afirma Bruno Stefani, Diretor Global de Inovação da Ambev, que conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o TOP 1 Open Corps. 

Por que você precisa participar do ecossistema de inovação

Dentro do ecossistema de inovação, observamos a quantidade e qualidade de milhares de soluções para os mais diversos desafios do mercado e da sociedade.  

Na ponta dos desenvolvimentos dessas soluções, estão empreendedores e empreendedoras que são fundamentais para o desenvolvimento do país, startups responsáveis pela construção de uma nova economia. São esses empreendedores que estão ativamente propondo e buscando soluções disruptivas e inovadoras.

E é essa atitude de não se conformar, de não parar e de não dar por satisfeito dos empreendedores que movimenta também o outro lado da moeda. 

Por isso, conhecer e se relacionar com os empreendedores, pessoas com uma altíssima energia inovadora, é algo extremamente rico e fascinante para qualquer profissional do mercado.

Assim, uma gama cada vez maior de executivos, líderes e gestores de inovação estão se inserindo no ecossistema para conhecerem mais sobre como as startups operam e é possível gerar valor a partir dos relacionamentos de open innovation com as startups. 

Hoje, a atuação das startups no ecossistema de inovação brasileiro chama a atenção de executivos e de colaboradores das empresas brasileiras mais estabelecidas no mercado.

Fica aqui o nosso convite: você que está ligado a qualquer iniciativa inovadora e que ainda não faz parte desse ecossistema, procure se aprofundar, interagir e trocar com as startups extraordinárias que lideram a inovação aberta no país.

Mulher sorrindo e texto sob a imagem escrito "Programa 100-10-1 Startups" - Programa Executivo de Certificação de Mentores de Startups

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *