Case: Open Innovation para digitalização de inspeções

Conheça o case de sucesso da startup Confirm8 e como ela implementou a digitalização de inspeções e de equipamentos na Equinor. 

A Confirm8, startup fundada em 2014 em São Paulo, inovou ao criar uma plataforma de monitoramento, que entrega transformação digital às corporações que demandam a estruturação de processos de inspeções e auditorias relacionados à rotina de manutenção, gestão de ativos, engenharia e segurança no trabalho. 

Por meio da gestão da manutenção em campo, a solução da startup ajuda na rastreabilidade das equipes, automação de processos, validação de informações nas tarefas em tempo real, aumento da segurança no trabalho, relatórios automáticos e redução de custos com multas contratuais, indenizações e utilização de papel.

Hoje, com 20 funcionários, a startup tem atendido grandes nomes do mercado, de segmentos diferentes, que necessitam de automação e melhoria de processos para gestão de manutenção e ativos. 

Case Confirm8 e Equinor: Open Innovation para digitalização de inspeções em Equipamentos EX 

A Equinor atua no Brasil há mais de duas décadas, com foco em exploração e produção de óleo e gás e em energias renováveis. A corporação, com sede na Noruega, opera ainda em outros 30 países. 

A conexão de open innovation entre a Confirm8 e a Equinor surgiu após a corporação identificar a necessidade de implementar a transformação digital de ponta a ponta, com o objetivo de reduzir horas e custos, além de aprimorar seus processos para digitalização das inspeções e dos equipamentos. 

Dentre as dores da corporação, estavam o alto consumo de horas e a garantia de que as inspeções seguissem 100% a norma IEC 60079-17 (Atmosferas Explosivas) para realizar as inspeções de equipamentos. Consequentemente, esses problemas geraram falta de padronização dos processos, ausência de histórico e grande dificuldade de encontrar os equipamentos em campo.

O relacionamento entre a startup e a corporação iniciou-se em 2021, no Bridge, programa de inovação aberta da Equinor, e os resultados já estão sendo contabilizados. Segundo a startup, a Equinor teve um aumento de produtividade dos colaboradores de 500%, em relação às horas trabalhadas. Além disso, por meio da tecnologia da startup, a Equinor conseguiu otimizar muito os seus processos. 

Hoje, eles trabalham com 100% de padronização dos processos e possuem automação completa de inspeção de equipamentos. Com a implementação da solução, a corporação conseguiu, ainda, reduzir o tempo de pessoas à bordo na plataforma. As inspeções ocorrem em unidades marítimas, em plataforma fixa, localizada na Bacia de Campos, a aproximadamente 85 km da costa. 

Segundo Otavio Yamanaka, CEO e Fundador da Confirm8, o sucesso da implementação da solução foi total, e a startup continuará atendendo a Equinor pelos próximos 8 anos, ajudando, inclusive, a solucionar novas dores da corporação. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

Para a startup, ao participar de programas e iniciativas de open innovation, as chances de fazer negócios com grandes corporações aumentam muito. Esse tipo de relacionamento permite quebrar paradigmas de que apenas os fornecedores de tecnologias tradicionais e já bem estabelecidas no mercado conseguem fornecer ou possuir produtos e serviços robustos, afirma Otavio. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

Para a Confirm8, as startups conseguem colaborar com as corporações de inúmeras formas, ajudando na redução de custo, aumento da competitividade e, ainda, na melhoria de processo, por meio dos produtos e soluções inovadoras desenvolvidas. 

A Confirm8 foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo o TOP 3 na categoria Water and Sanitation. Otavio reforça que participar do Ranking fornece respaldo e mitigação de riscos à aceitação da startup e do produto inovador desenvolvido. 

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Confirm8? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Confirm8!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *