Case: Open Innovation para otimização industrial

Conheça o case de open innovation da Ubivis e como a startup implementou um sistema de otimização industrial, que foi responsável pela redução de 90% de tempo das operações da Shell. 

A Indústria 4.0 é um conceito que se refere à quarta revolução industrial, caracterizada pela adoção de tecnologias digitais avançadas em processos produtivos. Além da IoT, a Indústria 4.0 utiliza de outras tecnologias como a inteligência artificial, robótica avançada, big data e machine learning.

O Sistema IoT de Otimização Industrial, especificamente, é uma tecnologia que permite a coleta de dados em tempo real em diversos equipamentos e processos industriais, utilizando sensores conectados à internet das coisas (IoT). Com esses dados, as corporações estão tendo cada vez mais controle de seus processos. As análises são feitas com mais rapidez e, com isso, as decisões podem ser feitas com mais assertividade, ajudando diretamente a otimizar os processo de automação, aumentar a eficiência energética, melhorar a qualidade dos produtos ou serviços, reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e ter maior visualização e controle dos processos de negócios. 

A Ubivis, startup sediada em Curitiba, é referência no assunto. A startup inovou ao criar uma solução completa para otimizar a operação industrial por meio de um sistema IoT para coleta e troca de dados e análise cognitiva para aprendizado de máquinas. Com a adição de um dispositivo, a startup moderniza o processo fabril de seus clientes, proporcionando um salto tecnológico para a nova “Indústria 4.0”.

Case Ubivis e Shell: Open Innovation para otimização industrial 

Desde sua fundação, em 2013, a Ubivis tem conquistado diversos cases de sucesso por meio da open innovation, colaborando com grandes corporações para solucionar desafios e problemas com soluções tecnológicas de ponta. Um dos maiores cases que tiveram foi com a Shell, conexão que se concretizou por meio do programa Power To Innovate, em 2019.

A Shell procurou a startup com um desafio específico: diminuir o desperdício de tempo em tarefas operacionais. Durante o programa de aceleração, a Ubivis apresentou o UB-WIT (Well Integrit Test), um serviço baseado em nuvem, que automatiza a validação dos testes de estanqueidade – processo utilizado para checar se há ou não a existência de vazamento de gás nas válvulas de poços marítimos.

A solução proposta pela startup foi um grande sucesso, proporcionando à corporação diversos benefícios. A solução ajudou na validação de testes, otimizando em 2% a hora gasta pelos engenheiros. Além disso, houve 83% de redução no tempo de execução de testes e 92% de redução de tempo de validação de testes. E ainda, a Shell conseguiu padronizar todos os seus procedimentos de testes. 

Atualmente, a startup continua se relacionando com a Shell e desenvolvendo novos projetos. Essa parceria de open innovation é um exemplo claro de como as corporações podem colaborar e obter benefícios mútuos. 

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

As startups têm sido fundamentais para a melhoria de processos e produtos para corporações de todos os segmentos. Mas, olhando para as corporações que trabalham diretamente com processos industriais, as tecnologias desenvolvidas pelas startups têm mudado a forma como a Indústria se desenvolve. Hoje, não há como enxergar as indústrias sem a adoção de ferramentas e tecnologias que auxiliem a produção e tomada de decisões assertivas. 

Segundo Paulo Henrique G. Souza, Fundador e CEO da Ubivis, a colaboração entre as corporações e as startups permite a validação de ideias tecnológicas em ambientes reais de produção. Isso permite a criação de tecnologias cada vez mais robustas. 

“As startups possuem especialistas nas metodologias que são tendências e estão sempre em contato com as inovações do mercado”, afirma Paulo. 

A Ubivis foi premiada no Ranking 100 Open Startups 2022, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria de IndTechs. Segundo Paulo, “o Ranking 100 Open Startups é um canal para realizar networking e procurar parcerias disponíveis. Conseguimos mostrar o nosso resultado para os investidores e isso é uma grande possibilidade para escalar o negócio”. 

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Ubivis? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Ubivis!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *