Case: Open Innovation para gestão de fornecedores

Conheça o case de open innovation da Gedanken e como a startup implementou a gestão de fornecedores na maior varejista do Brasil. 

A gestão de fornecedores é uma das atividades mais importantes dentro de uma corporação, especialmente para o setor varejista, que tem uma grande cadeia de suprimentos e uma enorme quantidade de fornecedores diretos e indiretos. É importante que as corporações mantenham um controle adequado sobre seus fornecedores, garantindo que seus produtos e serviços sejam entregues dentro do prazo, com qualidade e de acordo com as regulamentações e requisitos estabelecidos.

Para garantir que todos os fornecedores estejam em conformidade com as normas e regulamentos exigidos, é essencial que as corporações adotem tecnologias e ferramentas para a gestão de fornecedores. As soluções tecnológicas permitem que as empresas tenham uma visão mais clara e completa de seus fornecedores, avaliando seu desempenho, riscos e conformidade com as políticas internas.

Uma startup que tem se destacado na área de gestão de fornecedores é a Gedanken, com a sua solução Gedanken_Gcertifica. A plataforma da Gedanken é considerada a número 1 em Onboarding – cadastro, homologação, DDI (Due Dilligence Integrada) – e gestão de fornecedores – risco e performance (SRM). 

Case Gedanken: Open Innovation para gestão de fornecedores

A Gedanken ajuda corporações a qualificar seus fornecedores com agilidade e segurança, reduzindo drasticamente o prazo de homologação e monitorando continuamente os riscos de cada fornecedor.

Um dos cases de sucesso mais relevantes da jornada da startup ocorreu com uma *corporação líder do setor de varejo no Brasil. A varejista, por liderar o segmento no país, era extremamente visada por fornecedores diretos e indiretos. Com isso, ela precisava implementar uma nova cultura de gestão de fornecedores, para aperfeiçoar sua governança, bem como obter maior controle de integridade, exposição e fomentar a agenda ESG. 

*Por regras contratuais, o nome da varejista não pode ser mencionado. 

O início do relacionamento da varejista com a Gedanken aconteceu em 2021 e logo os resultados da solução foram notados.  A startup foi responsável por melhorar em 70% a otimização no fluxo de homologação de fornecedores, o mesmo percentual foi alçado na visibilidade da base e no aumento da diversidade de fornecedores. Além disso, com a solução, a corporação obteve uma redução de 40% no custo de onboarding e, ainda, mais de 200 fornecedores de alto risco bloqueados imediatamente pela tecnologia. Além disso, 100% dos processos foram aprovados em auditorias externas.

A parceria entre a Gedanken e a corporação não terminou após o primeiro projeto. Foram desenvolvidos mais quatro processos de onboarding, começando por fornecedores indiretos, depois fornecedores diretos, análises de compliance de doações, marketplace e onboarding de lojas que ficam dentro de suas unidades.

Open Startups e Open Corps: a importância da colaboração em processos de open innovation

A colaboração entre startups e corporações é fundamental para ajudar a fortalecer o ecossistema de inovação no Brasil, estimulando o surgimento de novas empresas e o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.

“As startups podem oferecer muitas vantagens para corporações que estão buscando repensar seus processos e na busca de novos resultados. Elas podem trazer inovação, flexibilidade, foco no cliente, eficiência e colaboração para ajudar as empresas a se adaptarem às mudanças no mercado e a melhorar sua competitividade” afirma Lucas Madureira dos Anjos, Co-fundador da Gedanken. 

Lucas Madureira dos Anjos, Co-fundador da Gedanken
Lucas Madureira dos Anjos, Co-fundador da Gedanken

Leia também: Por que as open startups não param de crescer?

A Gedanken foi premiada no Ranking 100 Open Startups por quatro anos consecutivos, garantindo uma posição entre as melhores startups da categoria Productivity. Segundo Lucas, “estar presente no Ranking 100 Open Startups traz muitos benefícios, como visibilidade, e dá oportunidades para as startups premiadas, incluindo reconhecimento de mercado, acesso a investidores, networking, oportunidades de negócios e feedbacks valiosos”.

Gostou da solução e gostaria de conhecer melhor a Gedanken? Acesse o link abaixo e conecte-se:

>> Quero me conectar à Gedanken!

15 anos de Open Innovation no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *